Topo Páginas CEC

Manipulação Veterinária – Dermatologia e Embelezamento (Teórico – Prático)

O Curso de Educação Continuada Manipulação Veterinária – Dermatologia e Embelezamento tem como objetivo preparar o profissional para o desenvolvimento e elaboração de formulações de produtos veterinários em dermatologia, respeitando a característica dos ativos, de forma a atender as necessidades terapêuticas e de embelezamento do animal. Visa também preparar o profissional para compreender as prescrições de médicos veterinários e divulgar as formulações e inovações em termos de manipulação disponíveis para atendimento de necessidades específicas do animal.

Registre seu Interesse

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O mercado veterinário, com enfoque em animais de pequeno porte (Pet), vivencia, no Brasil, um crescimento ininterrupto há mais de uma década, sendo a especialidade de dermatologia uma das que tem maior demanda por atendimento em clínicas veterinárias. O crescimento desse mercado, contudo, não se restringe apenas à área de cuidados em saúde desses animais (clínicas veterinárias), mas, sobretudo, à área de cuidados em beleza (banhos e tosas) e ao comércio de produtos especializados (pet shops). Este cenário abre às farmácias com manipulação, inúmeras oportunidades, inclusive a de atuar como farmácia especializada em produtos veterinários, pois são diversas as opções de formulações, que não apresentam similares industrializados no mercado, para atender as necessidades específicas de cada animal.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos e médicos-veterinários*. Também é útil para docentes e estudantes dos cursos de graduação citados.
    *O curso não tem foco em diagnóstico em dermatologia, mas nos recursos terapêuticos magistrais disponíveis e possibilidades de prescrição em dermatologia e embelezamento.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o farmacêutico será capaz de:

    • Compreender e atender às prescrições dos médicos veterinários em relação às formulações empregadas em dermatologia e embelezamento animal;
    • Apresentar aos médicos veterinários alternativas, possibilidades e inovações na área de manipulação de produtos veterinários para uso dermatológico e para embelezamento;
    • Elaborar materiais técnico-científicos para médicos veterinários com foco em produtos dermatológicos e para embelezamento, a serem apresentados em visitas técnico-promocionais ;
    • Desenvolver e elaborar formulações veterinárias em dermatologia, respeitando as características dos princípios ativos, de forma a obter formulações que possam produzir os resultados terapêuticos e estéticos esperados nos processos de tratamento e de embelezamento do animal.

    Ao término do curso, o médico-veterinário será capaz de:

    • Compreender os recursos que a manipulação magistral disponibiliza em termos de dermatologia para tendimento de necessidades específicas dos animais;
    • Incluir em suas prescrições produtos para embelezamento animal que não possuem similares no mercado e que possam produzir os efeitos desejados com este processo;
    • Compreender aspectos farmacotécnicos das formulações para uso veterinário, identificando as compatibilidades e incompatibilidades dos ativos disponíveis, de forma a obter os melhores resultados terapêuticos e estéticos com o uso de produtos manipulados.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Introdução e Legislação Aplicada à Área Veterinária;
    Sistema Tegumentar e Dermatologia de Pequenos Animais;
    Doenças mais comuns na Dermatologia de Pequenos Animais e seu tratamento;
    Farmacotécnica de Formulações Dermatológicas e para Embelezamento (Teoria e Prática);
    Ativos e Tendências de Formulações Dermatológicas e Estéticas em Veterinária.
    CARGA HORÁRIA TOTAL 32h

    Atividades Práticas

    O curso proporciona atividade prática em laboratório didático, onde serão desenvolvidas formulações veterinárias dermatológicas para tratamento e embelezamento de animais.


  • Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    12 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    239_2016

     


    Docente

    Marcelo Augusto Cavaretti Hiene

    Farmacêutico, graduado pelo Centro Universitário de Araraquara. Mestre em Controle de Qualidade e Validação de Métodos Analíticos de Fármacos e Medicamentos em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Auditoria na Cadeia Industrial Farmacêutica pelo Instituto Racine. Possui vivência em garantia da qualidade e validação. Atuou no Serviço de Assessoria Permanente da Racine Consultores – Área Veterinária. Responsável Técnico pela Farmácia Veterinária Calêndula. Sócio-Diretor da H&M Consultoria e Treinamento. Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

banner_PAF Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.