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Cursos de Educação Continuada

Lean Six Sigma – Yellow Belt

Aplicado a Serviços de Saúde e a Indústrias Reguladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Lean Six Sigma é o resultado da fusão das duas metodologias mais consagradas do mercado para a melhoria dos processos produtivos e administrativos: o Lean Manufacturing, que busca a redução das perdas e otimização dos fluxos, e o Six Sigma, que busca a redução da variabilidade.

Yellow Belt é o título conferido ao profissional que lidera projetos Lean Six Sigma de menor complexidade, ou que auxilia Green/Black Belts em projetos de maior complexidade. É, também, um passo fundamental no desenvolvimento da carreira daqueles que ambicionam se tornar um Green Belt e um Black Belt no futuro.

O objetivo desse curso é capacitar os participantes no Método Lean Six Sigma e suas ferramentas, de tal maneira que consigam aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de projetos de melhoria que contribuam para a redução de perdas, otimização dos fluxos e redução da variabilidade dos processos, gerando, dentre outros resultados, a melhoria da qualidade, da produtividade e redução de custos.

Presencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
01 25/Janeiro/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 17h).

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Os Belts são importantes agentes de mudanças nas empresas. As empresas que investem na formação de tais profissionais e no Método Lean Six Sigma desenvolvem um Sistema de Gestão da Qualidade mais robusto e ao mesmo tempo menos oneroso em comparação com as que não investem. Portanto, o Lean Six Sigma é reconhecidamente um importante aliado das empresas reguladas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Além da Qualidade, essas empresas também desenvolvem melhorias significativas nos demais indicadores de desempenho: Produtividade, Custos, Meio-Ambiente, Saúde e Segurança, Recursos Humanos e Atendimento a Clientes.

    A Quem se Destina

    O curso destina-se a profissionais que atuam nas seguintes áreas:

    • Operações Industriais: Produção (Pesagem, Manufatura e Embalagem), Qualidade (Garantia e Controle), Manutenção, Utilidades, Tecnologias Analítica e Farmacêutica, Supply-Chain (Logística, Planejamento e Compras), Qualificação e Validação, Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos, Pesquisa e Desenvolvimento, e Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho (Environment, Health and Safety – EHS), entre outros;
    • Operações Administrativas: Recursos Humanos, Assuntos Regulatórios e Compliance, Finanças e Contabilidade, Marketing e Propaganda, Tecnologia da Informação, Vendas, Jurídico, entre outros;
    • Saúde: Hospitais, Empresas de Medicina de Grupo, Centros de Diagnóstico Laboratoriais e por Imagem, Banco de Sangue e Hemocentros, entre outros.
  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Aplicar o Método Lean Six Sigma em problemas e oportunidades de melhoria de menor complexidade em processos produtivos ou administrativos;
    • Definir quem são os clientes de um processo e como alinhar a aplicação do Método às expectativas dos mesmos;
    • Entender o que sõ stakeholders e como eles são fundamentais para os resultados de um processo;
    • Mapear processos atuais e planejar os potenciais cenários futuros;
    • Aplicar as ferramentas qualitativas e gráficas de menor complexidade e de alta efetividade para a melhoria de processos;
    • Atuar como agente de mudanças em suas respectivas empresas, auxiliando-a na jornada de melhoria contínua.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução ao Lean Six Sigma: Six Sigma e Lean Manufacturing; Visão geral da metodologia e integração ao modelo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve), Controlar); Perfil do profissional Yellow Belt; Introdução ao Hoshin Kanri. 2h
    A Fase “D” Define (Definir): Análise da Voz do Cliente (VOC); Introdução ao mapa macro do processo (SIPOC); Contrato de trabalho (Declaração do problema ou da oportunidade, Impacto no Negócio, Escopo, Métrica, Meta, Time de trabalho, Riscos). 2h
    A Fase “M” Measure (Medir): Mapa do estado atual do processo; Plano de coleta de dados; Introdução a conceitos estatísticos; Gráficos básicos; Introdução ao mapeamento e gerenciamento de stakeholders; Causas potenciais. 4h
    A Fase “A” Analyze (Analisar): Os 08 desperdícios do Lean; Determinação do Valor Agregado; Ferramentas qualitativas de análise de causa raiz (Ishikawa, 5-Por Quês); Matriz de esforço x impacto. 4h
    A Fase “I” Improve (Melhorar): Elaboração de plano de ação (5W2H); Introdução à análise de risco; Introdução à gestão de mudanças. 2h
    A Fase “C” Control (Controlar): Introdução às técnicas de sustentação das melhorias obtidas; Plano de Controle. 2h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    16h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Carlos Rover
    Engenheiro Químico, graduado pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Processos Industriais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Especialista em Gestão de Processos e em Automação e Controle Industrial pela Universidade Estadual de Campinas. Master Black Belt treinado pela Rath & Strong (EUA). Black Belt certificado pela American Society for Quality (EUA), pela Rath & Strong e também pela Fundação Vanzolini. Lean Expert certificado pelo Lean Management Institut (Alemanha). Possui mais de 20 anos de experiência em Processos Farmacêuticos, atuando como gestor nas áreas de Produção, Processos, Validação, Facilities, EHS – Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Projetos, Manutenção, Utilidades, Estratégia Industrial e Excelência Operacional em empresas como: Hoechst Marion Roussel, Aventis Pharma, Pfizer, Zoetis e EMS. Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

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