fbpx

Cursos de Educação Continuada

Interpretação Clinica de Exames Laboratoriais em Oncologia

O curso tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para interpretar, de forma objetiva e estruturada, os resultados dos principais exames laboratoriais em oncologia, com foco nos dados de maior relevância para a avaliação da condição clínica do paciente e na qualificação da interlocução entre os profissionais da equipe de cuidado e as condutas necessárias em cada caso.

EAD Turma
100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas)
02

 

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Com base no documento World Cancer Report (2014) da International Agency for Research on Cancer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde, é inquestionável que o câncer é um problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento, nos quais se espera, em 2025, um impacto na população correspondente a 80% dos mais de 20 milhões de casos novos estimados.
    Assim, considerando que a prevalência de câncer tende a crescer nos próximos anos e que a atenção aos pacientes portadores de câncer deve acontecer dentro de um modelo de intervenção integrada, que se propõe a construir práticas em saúde interativas e interdisciplinares, em cenário colaborativo amplo, onde todos os profissionais devem reconhecer o seu papel e o do outro no atendimento das demandas e necessidades sociais de forma comprometida com a realidade da população que está sendo assistida, torna-se necessário investir na capacitação dos profissionais da equipe de cuidado de forma que cada membro possa aproximar-se de seus colegas, dominando áreas de competência sobrepostas e compartilhando responsabilidades no cuidado, para que possam ser alcançados os melhores resultados possíveis em saúde.
    Assim, os profissionais que atuam ou pretendam atuar nesta área precisam adquirir conhecimentos, atitudes e destrezas que permitam esta integração e, neste sentido, este curso contribui para promover a aproximação entre os diversos profissionais no que diz respeito à interpretação de resultados de exames laboratoriais, que pode ser considerada uma área de competência sobreposta, mobilizando-os em torno do objetivo comum de beneficiar o paciente atendido.

    A Quem se Destina

    Profissionais da saúde inseridos nas equipes multidisciplinares de oncologia: Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos, Fisioterapeutas, Biomédicos e Biólogos. Indicado, também, a outros profissionais que atuam em atividades relacionadas ao tema e a docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Reconhecer a presença de enfermidades graves;
    • Reconhecer a presença de situações que possam estar relacionadas à sua área de atuação e que gerem a necessidade de propor à equipe a realização de intervenções clínicas específicas;
    • Avaliar e interpretar os laudos laboratoriais de forma objetiva e direcionada;
    • Avaliar e discutir junto com a equipe de cuidado do paciente as intervenções terapêuticas adotadas;
    • Estabelecer hipóteses diagnósticas com base na integração entre os resultados de exames e a análise da situação clínica do paciente.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Interpretação de Exames Laboratoriais: Da Coleta à Interpretação 2h30min
    Provas Hematológicas e de Coagulação 4h30min
    Provas de Função Renal e de Equilíbrio Hidroeletrolítico 2h45min
    Provas de Função Hepática 1h
    Marcadores Tumorais 2h15min
    Tópicos Especiais na Interpretação de Exames Laboratoriais em Oncologia 1h15min
    Atuação da Equipe Multidisciplinar na Interpretação de Exames Laboratoriais 1h
    Casos Clínicos Comentados 2h45min
    Avaliação de Conhecimento Comentada 6h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    24h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Sandro Jorge Januário
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestrando em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Adolfo Lutz/Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fundação Oswaldo Cruz. Docente da Universidade Estácio de Sá. Coordenador, Docente e Membro da Comissão Permanente de Avaliação do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo para representação junto ao Conselho Nacional de Educação. Docente do Núcleo de Educação Permanente e Membro da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).
    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)
    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram