O curso tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para interpretar, de forma objetiva e estruturada, os resultados dos principais exames laboratoriais em oncologia, com foco nos dados de maior relevância para a avaliação da condição clínica do paciente e na qualificação da interlocução entre os profissionais da equipe de cuidado e as condutas necessárias em cada caso.
EAD | Turma | Início das Aulas |
EAD – Telepresencial | 02 | Imediato |
Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)
Considerando que a prevalência de câncer tende a crescer nos próximos anos e que a atenção aos pacientes portadores de câncer deve acontecer dentro de um modelo de intervenção integrada, que se propõe a construir práticas em saúde interativas e interdisciplinares, em cenário colaborativo amplo, onde todos os profissionais devem reconhecer o seu papel e o do outro no atendimento das demandas e necessidades sociais de forma comprometida com a realidade da população que está sendo assistida, torna-se necessário investir na capacitação dos profissionais da equipe de cuidado de forma que cada membro possa aproximar-se de seus colegas, dominando áreas de competência sobrepostas e compartilhando responsabilidades no cuidado, para que possam ser alcançados os melhores resultados possíveis em saúde.
Assim, os profissionais que atuam ou pretendam atuar nesta área precisam adquirir conhecimentos, atitudes e destrezas que permitam esta integração e, neste sentido, este curso contribui para promover a aproximação entre os diversos profissionais no que diz respeito à interpretação de resultados de exames laboratoriais, que pode ser considerada uma área de competência sobreposta, mobilizando-os em torno do objetivo comum de beneficiar o paciente atendido.
Profissionais da saúde inseridos nas equipes multidisciplinares de oncologia: Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos, Fisioterapeutas, Biomédicos e Biólogos. Indicado, também, a outros profissionais que atuam em atividades relacionadas ao tema e a docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas relacionadas.
Ao término do curso, o profissional será capaz de:
Programa do Curso | Carga Horária |
Introdução à Interpretação de Exames Laboratoriais: Da Coleta à Interpretação | 2h30min |
Provas Hematológicas e de Coagulação | 4h30min |
Provas de Função Renal e de Equilíbrio Hidroeletrolítico | 2h45min |
Provas de Função Hepática | 1h |
Marcadores Tumorais | 2h15min |
Tópicos Especiais na Interpretação de Exames Laboratoriais em Oncologia | 1h15min |
Atuação da Equipe Multidisciplinar na Interpretação de Exames Laboratoriais | 1h |
Casos Clínicos Comentados | 2h45min |
Avaliação de Conhecimento Comentada | 6h |
CARGA HORÁRIA TOTAL As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso. |
24h |
É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.
Sandro Jorge Januário
Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestre em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, pelo Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Vigilância em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Vice Coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Coordenador e Docente de Cursos de Capacitação, Graduação e Pós-graduação lato sensu em Saúde. Curador e Docente do Instituto Racine
Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.
O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
![]() |
Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso. (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição). |
![]() |
Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso. (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição) |