Topo Páginas CEC

Gestão de Risco no Contexto dos Eventos Assistenciais

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para identificar, eliminar, diminuir ou prevenir riscos específicos relacionados a Eventos Adversos Assistenciais.

Presencial EAD Turma Data
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial
(8h de aulas transmitidas ao vivo e 4h de aulas gravadas)
19/Outubro/2019

Aulas (Datas Previstas): 19 e 21/10/2019 (Aula gravada).

Valores e Forma de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Em 2013, o Ministério da Saúde do Brasil lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente com o objetivo criar a sensibilização e as estratégias para que os serviços de saúde monitorem e previnam os danos na assistência à saúde.

    A publicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) “Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática” aponta que o desafio para o enfrentamento da redução dos riscos e dos danos na assistência à saúde passa pelo investimento nas mudanças de sistema, na utilização de boas práticas, no aprimoramento das tecnologias e no aperfeiçoamento da equipe da saúde.

    Repensar os processos assistenciais com o intuito de identificar a ocorrência das falhas antes que estas causem danos aos pacientes na atenção à saúde é uma atitude importante para o oferecimento de serviços de saúde mais seguros. Assim, é importante que profissionais de saúde conheçam os conceitos e processos envolvidos no gerenciamento de riscos assistenciais.

  • A Quem se Destina

    Profissionais, docentes e estudantes do curso de graduação da área da saúde que trabalham em serviços de saúde públicos e privados (hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde) e em vigilância sanitária. Indicado, também, a profissionais que atuam nas áreas administrativas e de gestão dos serviços de saúde.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Discorrer sobre a gestão de riscos específicos relacionados a eventos adversos assistenciais;
    • Compreender a origem dos eventos adversos assistenciais e seu caráter evitável;
    • Desenvolver atividades de identificação, eliminação, diminuição ou prevenção de riscos específicos relacionados a Eventos Adversos Assistenciais.
  • Programa do Curso

    Eventos Adversos Assistenciais: Definições; Aspectos Históricos e Objetivos.
    Aula gravada.
     05h
    Processo de Gerenciamento de Riscos Assistenciais: Principais Tipos de Eventos Adversos Assistenciais; Classificação de Eventos Adversos Assistenciais; Notificação e Investigação de Eventos Adversos Assistências.  08h
    CARGA HORÁRIA TOTAL  12h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP)/EAD
    Domingo (08h00 às 17h00).

    Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury

    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)