fbpx

Cursos de Educação Continuada

Fundamentos Técnicos das Formulações de Maquiagens

O curso tem como objetivo apresentar aos profissionais os princípios básicos para compreender as formulações de Produtos para Maquiagem, as características dos principais insumos e os aspectos técnicos das diferentes formas cosméticas.

EAD Turma Início das Aulas
EAD – Telepresencial 08 08/Novembro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas semanais Segunda-feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos, Técnicos em Química e Tecnólogos com formação em áreas relacionadas, que pretendam conhecer os princípios de formulações de maquiagem. Indicado, também, para Docentes e estudantes de Cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender as etapas envolvidas no desenvolvimento de maquiagens, desde a escolha das matérias-primas até o lançamento do produto;
    • Conhecer as diferentes formas cosméticas de maquiagens;
    • Entender as principais funções das matérias-primas utilizadas em formulações de maquiagem;
    • Compreender os conceitos e técnicas de colorimetria;
    • Conhecer as técnicas de efeitos ópticos para obter os efeitos desejados com a utilização da maquiagem;
    • Conhecer e aplicar as principais ferramentas que visam garantir a qualidade de uma maquiagem;
    • Compreender os principais requisitos regulatórios relacionados ao desenvolvimento de maquiagens, de forma a possibilitar sua aprovação junto ao órgão responsável.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    O Mercado Cosmético no Mundo e no Brasil. 30min
    Apresentação de Inovações e Tendências em Maquiagem. 30min
    Contextualização das Diferentes Formas Cosméticas Empregadas em Maquiagem. 3h
    Cor e Colorimetria. 1h
    Corantes e Pigmentos. 45min
    Pigmentos de Efeitos Ópticos (Imediatos) em Maquiagem. 45min
    Fundamentos para o Desenvolvimento de Formulações em Maquiagem. 45min
    Introdução ao Controle de Qualidade de Maquiagens. 45min
    Eficácia e Segurança Aplicados a Maquiagens. 4h
    Preparo de Formulações de Maquiagem: Aula Prática Demonstrativa. 4h
    Discussão sobre alternativas de formulações, substituições de matérias-primas e técnicas de preparo. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    20h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Alexandra Bazito Panariello
    Química Industrial graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos desde o conceito da ideia até seu processo de fabricação. Desde 1990 atua no Mercado Cosmético com passagens nas áreas de: Pesquisa e Desenvolvimento, Embalagem, Produção e Marketing em empresas nacionais e internacionais. Responsável por sete patentes de inovação e inúmeros desenvolvimentos de produtos com ação dermoestética, capilar e de proteção solar. Atualmente é responsável pela empresa Criar Pesquisas e Projetos Laboratoriais. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.


Facebook
LinkedIn
Instagram