fbpx

Topo Páginas CEC

Função e Componentes do Sangue e do Sistema Circulatório

O curso tem por objetivo oferecer subsídios sobre a anatomia e a fisiologia do sistema circulatório, bem como sobre a formação do sangue e suas células e sobre as funções das linhagens eritrocitária, leucocitária e hemostática. Visa, também, aprimorar os conhecimentos sobre a obtenção de diferentes amostras sanguíneas, sua utilização, interferentes pré-analíticos que impactam nos resultados, preservação da amostra e valores de referência das principais provas hematológicas e hemostáticas.

Presencial EAD Turma Início
São Paulo (SP) Via Internet – Telepresencial 04/Dezembro/2019

Aulas (Datas Previstas): 04, 11/12, 15,22,29/01 e 05/02/2020.

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

 

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Os laboratórios de análises clínicas e hemocentros tornam-se cada vez mais exigente na busca de profissionais com conhecimento de diversas áreas e apto a resolver intercorrências. Profissionais com conhecimento do sistema circulatório, dos componentes sanguíneos e do tipo de amostra adequada para cada tipo de exame, contribuem para minimizar o impacto de recoletas para pacientes e promovem redução nos custos laboratoriais, além de estar capacitado para resolver e impedir não conformidades no processo de obtenção e conservação do sangue.

  • A Quem se Destina

    Profissionais que atuam ou pretendam atuar na área de laboratório, tais como, biomédicos, farmacêuticos, biólogos, enfermeiros, médicos, dentre outros profissionais da área da saúde e que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o tema. É, também, indicado a docentes e estudantes dos cursos de graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender a anatomia e a fisiologia do sistema circulatório;
    • Reconhecer os componentes sanguíneos e suas funções;
    • Compreender o processo de hemostasia, seus componentes e sua avaliação laboratorial;
    • Avaliar a viabilidade de amostras sanguíneas e seus usos;
    • Interpretar os valores de referência reconhecendo normalidade e alterações.
  • Programa do Curso

    Anatomia e Fisiologia do Sistema Pulmonar e Circulatório: Circulação Pulmonar e Sistêmica, Sistema Circulatório Corpóreo, Anatomia do Coração, Vasos Sanguíneos – Estrutura das Veias e Artérias, Volemia. 8h
    Hematopoiese, Composição do Sangue e seus Componentes. 8h
    Cascata de Coagulação e Processo de Hemostasia. 4h
    Amostra Sanguínea: Tipos e Utilidades, Diferenças nos Valores de Referência. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    24h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.


  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP) 
    Quarta-Feira (18h30 às 22h30). Aulas Semanais.

     


    Atividades Práticas

    Exercícios e discussão de casos clínicos com interpretação dos resultados obtidos.


    Docente Responsável

    Marco Aurélio Ferreira Federige
    Farmacêutico Bioquímico, graduado pela Universidade de Mogi das Cruzes. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual Especialista em Análises Clínicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor do Centro Universitário FAM, nos Cursos de Graduação em Biomedicina e Medicina. Docente do Instituto Racine.


    Coordenação

    Suzimara Aparecida Vicente Tertuliano de Oliveira
    Enfermeira, com Habilitação Médico-Cirúrgico e Licenciatura pela UNIARARAS – Fundação Hetmínio Ometto. Possui mais de 30 anos de experiência como Gestora de Enfermagem da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora de Enfermagem do Laboratório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Possui certificação Green Belt Lean Six Sigma. Auditora em Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO 9001: 2008, ISO 14001: 2004, OHSAS 18001:2007, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Programa de Acreditação em Laboratório Clinico (PALC), Programa de Acreditação do College of American Pathologists (CAP). Integrante do comitê de qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. Consultora para projetos em Patologia Clínica, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade. Consultora em pré-analítico na Medicina Laboratorial e Sócia fundadora da Empresa Suzimara & Sarahyba. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Parceira Institucional

     


Facebook
LinkedIn
Instagram