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Cursos de Educação Continuada

Ferramentas e Instrumentos da Qualidade Aplicados a Área de Alimentação Coletiva

O curso tem como objetivo apresentar e exercitar as principais ferramentas e instrumentos da qualidade, aplicados à área da alimentação coletiva, com base na metodologia de análise e solução de problemas (MASP).

EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial 9 21/Maio/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em um final de Semana Sexta-feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas e outros profissionais (engenheiros de alimentos, médicos veterinários, administradores, biólogos, químicos, farmacêuticos, gastrônomos, economistas domésticos) que atuam em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) ou Unidades Produtoras de Refeições (UPR) de segmentos como cozinhas institucionais, comerciais, hospitalares e de outras instituições de saúde, alimentação escolar, comissária de bordo, padarias, confeitarias, hotéis, clubes, supermercados, açougues, frutas-legumes-verduras (FLV), buffets, restaurantes, bares, lanchonetes, refeições transportadas, eventos, consultoria, bem como outros segmentos de alimentação coletiva, e, ainda, em indústrias de alimentos. É indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Ferramentas da Qualidade: Histórico, Definição, Classificação.
    As Sete Ferramentas Principais: Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Gráfico de Tendência, Histograma, Diagrama de Dispersão, Gráfico de Controle.
    Regras do Uso das Ferramentas da Qualidade.
    Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP).
    Não Conformidade.
    Descrição das Ferramentas da Qualidade e seus Usos / Exemplos.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    20h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu
    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Com especialização em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Sócia-diretora da empresa DiferencialNutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiânia, IPGS – Ensino Superior em Saúde, UNIP–Universidade Paulista. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª região SP/MS, gestão 2017-2020 e 2020–2023. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.



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