fbpx

Cursos de Educação Continuada

Ferramentas e Instrumentos da Qualidade Aplicados a Área de Alimentação Coletiva

O curso tem como objetivo apresentar e exercitar as principais ferramentas e instrumentos da qualidade, com base na metodologia de análise e solução de problemas (MASP).

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 8 27/Novembro/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em um final de Semana Sexta-feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas e outros profissionais (engenheiros de alimentos, médicos veterinários, administradores, biólogos, químicos, farmacêuticos, gastrônomos, economistas domésticos) que atuam em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) ou Unidades Produtoras de Refeições (UPR) de segmentos como cozinhas institucionais, comerciais, hospitalares e de outras instituições de saúde, alimentação escolar, comissária de bordo, padarias, confeitarias, hotéis, clubes, supermercados, açougues, frutas-legumes-verduras (FLV), buffets, restaurantes, bares, lanchonetes, refeições transportadas, eventos, consultoria, bem como outros segmentos de alimentação coletiva, e, ainda, em indústrias de alimentos. É indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Ferramentas da Qualidade: Histórico, Definição, Classificação.
    As Sete Ferramentas Principais: Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Gráfico de Tendência, Histograma, Diagrama de Dispersão, Gráfico de Controle.
    Regras do Uso das Ferramentas da Qualidade.
    Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP).
    Não Conformidade.
    Descrição das Ferramentas da Qualidade e seus Usos / Exemplos.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    20h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu
    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Com especialização em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Sócia-diretora da empresa DiferencialNutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiânia, IPGS – Ensino Superior em Saúde, UNIP–Universidade Paulista. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª região SP/MS, gestão 2017-2020 e 2020–2023. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.
    .

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.


Facebook
LinkedIn
Instagram