fbpx

Cursos de Educação Continuada

Fatores que Interferem na Farmacoterapia

O curso tem como objetivo apresentar os fatores que interferem na ação dos fármacos bem como sua importância clínica, de forma a subsidiar as ações de prevenção e detecção de problemas relacionados com medicamentos (PRM) e resultados negativos associados aos medicamentos (RNM).

EAD Turma
100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas)
02

 

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Docentes e Estudantes de Cursos de Graduação e de Pós-graduação em Farmácia.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução aos Fatores que Interferem na Farmacoterapia.
    Avaliação e Monitorização da Farmacoterapia.
    Fatores Externos: Interações Fármaco-Fármaco, Fármaco-Alimento/Nutriente, Fármaco-Álcool, Fármaco-Drogas Ilícitas e de Abuso
    Fatores Internos Constitucionais e Condicionais: Ciclo Circadiano, Sexo, Genética, Faixa Etária, Estado Nutricional, Gestação, Lactação, Comprometimento da Função Renal e Hepática.
    Não Adesão à Farmacoterapia.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    18h30min


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Graziela Luppi
    Farmacêutica, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Especialista em Farmacologia Clínica pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares. Aprimoramento Profissional em Farmácia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Atuou como Farmacêutica, com foco no Acompanhamento Farmacoterapêutico de Pacientes Idosos do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é Farmacêutica do Hospital Municipal Alípio Correa Neto, em São Paulo. Docente do Instituto Racine.

    Maristela Ferreira Catão Carvalho
    Farmacêutica, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Especialista em Saúde Pública e Envelhecimento pela mesma Universidade. Especialista em Farmácia Hospitalar, pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares. Atua, desde 2001, como Farmacêutica e Diretora da Assistência Farmacêutica do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, do Governo do Estado de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram