fbpx

Cursos de Educação Continuada

Enfermagem no Cuidado de Estomas e Feridas

O Curso tem como objetivo capacitar o enfermeiro para utilizar o raciocínio e o julgamento clínico, com base em evidências científicas, para atuar com qualidade e segurança no manuseio de feridas e estomas em diversos ambientes de prática profissional, contribuindo para o cumprimento dos protocolos de prevenção e tratamento de feridas e de manejo de estomas essenciais para a acreditação do estabelecimento de saúde no qual desenvolve suas atividades.

EAD Turma
100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas)
05

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Atualmente, hospitais e clínicas públicas e privadas buscam melhorar a qualidade de seus serviços por meio de selos de qualidade, tais como, ONA e Joint Comission. No processo de melhoria na qualidade da Assistência de Enfermagem, são indicadores muito apreciados a prevenção e o tratamento de lesões de pele e a orientação ao autocuidado. Entretanto, verificamos que a formação do enfermeiro contempla muito superficialmente a temática relacionada a feridas e estomas, cabendo ao profissional buscar meios para aprofundar seu conhecimento. O curso intensivo Enfermagem no Cuidado de Estomas e Feridas qualifica o enfermeiro a realizar atividades nas mais diversas áreas (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, programas de atenção básica à saúde e assistência domiciliar), podendo realizar os diversos protocolos de prevenção e tratamento de feridas e manejo de estomas, tornando estes profissionais um diferencial para a instituição em que atuam.

    A Quem se Destina

    Enfermeiros e graduandos de enfermagem que atuam ou pretendam atuar no manuseio de feridas e estomas em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, programas de atenção básica à saúde e assistência domiciliar. É, também, indicado para docentes e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação na área da enfermagem.
    Nota: Profissionais de Nível Superior não enfermeiros, mas da área da saúde, poderão ser aceitos no curso. São eles: médicos, fisioterapeutas e biomédicos.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Assistir ao indivíduo portador de estoma nas fases pré e pós-operatórias imediata, mediata e tardia, tanto em nível hospitalar como ambulatorial e domiciliar;
    • Executar os procedimentos e rotinas aliados à abordagem prática pertinente aos diferentes tipos de coberturas (curativos);
    • Compreender os aspectos científico e tecnológico dos produtos destinados ao manejo de feridas;
    • Realizar um atendimento adequado, individual e humanizado ao paciente com ferida;
    • Realizar protocolos de assistência a pacientes com feridas e estomas;
    • Atuar na Educação Continuada da Equipe de Enfermagem sobre prevenção e tratamento de feridas e manejo de estomas;
    • Promover novas abordagens de enfermagem na área de Estomas e Feridas.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Aspectos Práticos e Legais da Enfermagem na Assistência em Feridas e Estomas: Legislação COREN/COFEN para Feridas – Atividades Privativas do Enfermeiro, Atividades Compartilhadas, Leis Internacionais e Nacionais do Direito dos Pacientes Estomizados. 10min
    Bases do Cuidado de Enfermagem em Feridas: Anatomia Voltada ao Tratamento de Feridas; Fisiologia do Processo Cicatricial; Classificações das Lesões; Avaliação do Paciente com Ferida; Principais Materiais para Tratamento de Lesões de Pele e Tratamentos Alternativos; Desbridamento de Feridas; Indicadores de Desempenho Relacionados a Lesões de Pele.
    Videoaula Demonstrativa de Desbridamento de Feridas.
    5h
    Assistência de Enfermagem ao Paciente com Feridas: Lesão por Pressão; Dermatite Associada à Incontinência (DAI); Lesão por Fricção (Skin Tear); Úlceras Vasculares; Ulcera Plantar; Lesão por Queimadura; Lesão por Doenças Dermatológicas e Reumáticas; Lesões por Trauma; Lesões Oncológicas; Tratamento Cirúrgico em Feridas. 8h30min
    Bases do Cuidado de Enfermagem em Estomas: Anatomia e Fisiologia do Trato Gastrointestinal; Definição e Classificação dos Estomas; Equipamentos e Acessórios para Estomas de Eliminação. 40min
    Assistência Integral de Enfermagem ao Paciente Estomizado: Interação Enfermeiro x Paciente Estomizado; Assistência ao Paciente com Estoma de Alimentação; Cuidado Pré-Operatório ao Paciente Estomizado; Avaliação e Cuidado Pós-Operatória do Paciente Estomizado; O Preparo do Paciente e da Família para o Autocuidado; Manejo das Complicações de Estomas; A Alta do Paciente Estomizado. 2h10min
    Avaliação de Conhecimento Comentada. 30min
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    17h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, materiais de leitura complementar, videoaulas demonstrativas, exercícios de fixação do conhecimento e avaliações do conhecimento adquirido comentadas, entre outros.
    Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

    Coordenação

    Andréia Bertelli
    Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Especialista em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté. Especialista em Atendimento Domiciliar pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Responsável pela implantação do Serviço de Estomaterapia de um Hospital Privado na cidade de São Paulo, onde atuou por 7 (sete) anos. Possui mais de 8 (oito) anos de experiência em Clinica Médica em Hospital Privado e vivência na Área Acadêmica, ministrando aula para Graduação de Enfermagem na Disciplina de Semiologia e Semiotécnica. Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

Facebook
LinkedIn
Instagram