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Cursos de Educação Continuada

Seleção Racional e Boas Práticas de Prescrição, Administração e Dispensação de Medicamentos

O curso tem como objetivo aprimorar e atualizar os conhecimentos sobre o uso racional de medicamentos relacionados aos processos de seleção, prescrição, administração, dispensação e uso, bem como, discutir as possibilidades de aplicação destes conhecimentos na prática dos profissionais que atuam em serviços de saúde.

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  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O uso racional de medicamentos (URM) pode ser definido como o processo que compreende a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna e a preços acessíveis, a dispensação em condições adequadas, bem como o consumo nas doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade.
    O URM implica, portanto, a escolha do tratamento, seja ele farmacológico ou não farmacológico, a seleção de medicamentos baseada na eficácia e/ou efetividade, segurança e custo, práticas de boa prescrição, acesso dos usuários aos medicamentos prescritos, dispensação adequada e utilização correta de medicamentos.
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados, ou vendidos inapropriadamente e que metade dos pacientes não os usam corretamente.
    Consequentemente, a capacitação para o URM é importante para estimular os profissionais de saúde a adotarem condutas que possam contribuir para a qualidade do tratamento a um custo acessível e com o menor risco possível e para a conscientização dos usuários que precisam, também, assumir sua parcela de responsabilidade na obtenção de resultados positivos com o uso de medicamentos.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Enfermeiros, Médicos, Docentes e Estudantes de cursos de graduação das áreas relacionadas. Indicado, também, a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender e aplicar o conhecimento de URM em sua prática diária;
    • Realizar a pré-seleção de medicamentos para indicações específicas;
    • Analisar conceitos e dados farmacológicos e o valor terapêutico dos medicamentos;
    • Avaliar e discutir os critérios de eficácia, segurança, aplicabilidade e custo.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Significados Atribuídos aos Medicamentos na Sociedade. 1h
    Aspectos Históricos e Conceituais do Uso Racional de Medicamentos. 1h
    Importância e Fatores que Promovem e Comprometem o Uso Seguro e Racional de Medicamentos. 3h30
    Os Estudos Clínicos, Evidência Científica e Informações sobre Medicamentos. 3h30
    Critérios Éticos e Científicos do Uso Racional de Medicamentos. 1h30
    A Estruturação da Assistência Farmacêutica e a Promoção do Uso Racional de Medicamentos em Serviços de Saúde. 1h30
    A Prática do Uso Racional na Seleção e Prescrição de Medicamentos. 2h
    A Prática do Uso Racional de Medicamentos em Hospitais e na Atenção Domiciliar. 3h30
    A Prática do Uso Racional de Medicamentos na Dispensação em Farmácias, Drogarias e Unidades Básicas de Saúde. 2h30
    Avaliação do Uso Racional de Medicamentos nos Programas de Qualidade e Acreditação de Serviços de Saúde. 1h30
    Segurança do Paciente nos Processos de Distribuição, Prescrição, Preparo e Administração de Medicamentos. 2h
    Uso Racional de Medicamentos em Geriatria. 1h
    O Uso Racional de Medicamentos Pediatria e Neonatologia. 3h30
    Fórum de Debates: Profissionais Envolvidos e Atribuições Específicas e Compartilhadas. 2h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    30h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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