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Requisitos e Implementação de Sistema de Gestão Ambiental

Norma NBR ISO 14001: 2015

O curso tem como objetivo apresentar os principais conceitos, fundamentos e princípios dos Sistemas de Gestão e proporcionar a compreensão dos Requisitos da Norma NBR ISO 14001:2015, visando capacitar profissionais que atuam ou tenham interesse em atuar como supervisores ou coordenadores no processo de implantação e/ou manutenção de Sistema de Gestão Ambiental, de forma a auxiliar a organização no atendimento às necessidades de seus clientes e partes interessadas, como um diferencial competitivo no mercado.

EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial 3 imediato

Valores e Formas de Pagamento Inscrição Online

  • A Quem se Destina

    Este curso é destinado a:

    • Diretores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores e Colaboradores envolvidos nas atividades de implantação do SGA;
    • Auditores e inspetores internos responsáveis pela manutenção do SGA;
    • Profissionais diversos envolvidos no processo de implantação e/ou manutenção do SGA;
    • Docentes e Estudantes de cursos de graduação e demais Profissionais que desejam melhorar seus conhecimentos sobre o sistema de gestão ambiental baseado na norma ISO 14001 ou se atualizar quanto aos requisitos da norma publicados em 2015.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Breve Histórico da Normalização.
    Fundamentos dos Sistemas de Gestão.
    Conceitos sobre Meio Ambiente.
    Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
    Identificação de Aspectos e Impactos Ambientais e Meio de Controle.
    Legislações Ambientais.
    Requisitos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) conforme a Norma NBR ISO 14001:2015.
    Auditorias de Sistema de Gestão e Processo de Certificação.
    Gerencia com o Sistema de Gestão.
    Indicadores de Desempenho Ambiental.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    10h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Docente Responsável

    Maria Cecília Ricetto Funchal Arias
    Bacharel e Licenciada em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Possui 10 anos de experiência em Indústria Metalúrgica no Ramo de Galvanoplastia, tendo atuado no Laboratório Químico, na Engenharia da Qualidade, como Responsável Técnica da Empresa e na implantação de Sistemas de Gestão. Desde 1990 atua na implantação de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 e a partir do ano ano 2000 como Consultora da Qualidade. Desde 2008 atua na área Ambiental como Especialista na Qualidade do Ar com Inventário de Emissão Atmosférica. Experiência como responsável pela elaboração de conteúdo e tutora de EaD em Cursos de Gestão das Águas na – Rede de Ensino, Pesquisa e Educação à Distância para a Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraíba do Sul (REDEVALE) em parceria com o ITA e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). Atuou como Docente do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAC. Atualmente é Consultora na empresa Thesis Consultoria & Treinamento. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)
    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL
    têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.


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