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Cursos de Educação Continuada

Psicofarmacoterapia e Saúde Mental

Medicamentos e Atenção ao Paciente

O curso tem como objetivo apresentar as bases teórico-conceituais da psicofarmacoterapia e da área de saúde mental, permitindo aos profissionais atuar no acompanhamento de pacientes que fazem uso de psicofármacos, bem como realizar intervenções clínicas focadas no aprimoramento de serviços de saúde mental.

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Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A capacitação em psicofarmacoterapia é fundamental para o bom desempenho profissional no âmbito da saúde mental e os profissionais que atuam ou pretendam atuar nesta área necessitam de conhecimentos sobre o cuidado com o paciente e sobre a organização de serviços de saúde mental (funcionamento de unidades, trabalho em equipe, entre outros), que possibilitam a realização de intervenções mais efetivas e fornecem subsídios para a atuação em equipes multiprofissionais.
    Este Programa Educacional apresenta conhecimentos de farmacoterapia com enfoque nos transtornos mentais, associando intimamente a classe terapêutica/efeito farmacológico com a sua utilização clínica, o que permite um melhor diálogo entre os princípios da psicofarmacologia e a sua aplicação terapêutica. O conteúdo de farmacologia é ministrado utilizando a discussão de casos reais, tornando mais concreto o processo de visualização dos métodos de trabalho estudados e permitindo uma melhor articulação entre teoria e prática.
    Além disso, o curso apresenta conteúdos relacionados à Reforma Psiquiátrica Brasileira e aos serviços dela decorrentes, possibilitando que o profissional compreenda como se estruturam os serviços de saúde mental disponíveis (CAPS, Ambulatório, entre outros), o que facilitará a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Enfermeiros, Psicólogos, Médicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, e outros profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar desenvolvendo atividades na área de saúde mental, envolvendo intervenções relacionadas ao cuidado do paciente e ao uso de psicofármacos. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas de conhecimento relacionadas e para profissionais de outras áreas, que atuam ou que desejam atuar no segmento da saúde e conhecer melhor a temática.
    Ideal para profissionais que atuam ou desejam atuar em: Hospitais; Unidades e Centros Especializados Municipais e Estaduais de Saúde (Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, Ambulatórios de Saúde Mental, etc.); Programa de Saúde da Família; Instituições de Tratamento da Dependência Química; Clínicas Médicas e Multiprofissionais; Farmácias e Drogarias.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Identificar as particularidades do processo saúde-doença na perspectiva da saúde mental;
    • Identificar as demandas específicas do cuidado ao paciente de saúde mental;
    • Identificar o efeito dos psicofármacos no Sistema Nervoso Central;
    • Identificar a relação entre a classificação psiquiátrica (nosologia) e o tratamento farmacológico dos transtornos mentais;
    • Aplicar os conhecimentos sobre medicamentos de uso psiquiátrico em sua prática diária junto aos pacientes;
    • Participar ativamente de reuniões clínicas e intervenções multiprofissionais em saúde mental;
    • Atuar no acompanhamento clínico e oferecer aos pacientes orientações sobre medicamentos psiquiátricos, contribuindo para a prevenção do surgimento de problemas durante o processo de uso e de ocorrências de não cumprimento farmacoterapêutico.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Bases Conceituais e Políticas Públicas em Saúde Mental: Processo Saúde-Doença no Contexto da Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica no Brasil; Serviços Substitutivos de Saúde Mental (CAPS, Residências Terapêuticas, entre outros); Atenção Primária à Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 06h15min
    Neurobiologia da Ação de Fármacos no Sistema Nervoso Central: Organização Geral do Sistema Nervoso Central (Anatomia e Fisiologia) e Mecanismos Gerais da Ação dos Fármacos no Tecido Nervoso. 02h30min
    Farmacoterapia dos Principais Transtornos Neurológicos e Psiquiátricos: Transtornos Neurodegenerativos (Doença de Alzheimer e Parkinson); Epilepsia; Dor e Uso de Analgésicos Opióides; Transtornos do Sono; Transtornos de Ansiedade; Transtornos do Humor (Depressão e Bipolaridade); Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias Psicoativas (Dependência Química); Estimulantes do Sistema Nervoso Central; Transtornos Alimentares; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 18h15min
    Psicofarmacoterapia em Situações Especiais: Infância e Adolescência; Idoso; Gravidez e na Lactação; Fitoterápicos e Suplementos Alimentares em Psiquiatria; Homeopatia em Psiquiatria. 03h15min
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    30h15min


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Docentes Responsáveis

    Veronica Cristina Gomes Soares
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desde 2005 atuam em docência nos cursos de Farmácia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, nas disciplinas: bioquímica, fisiologia e farmacologia. Foi Bolsista da Fundação Carolina – Madri (2010), atuou como Professora Visitante na Universidade de New York (2011) e da Halle Salle – Alemanha (2012). Docente do Instituto Racine.

    Michele Quevedo
    Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Mestre em Saúde Pública pela mesma instituição. Especialista em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Assessora Técnica de Saúde Mental do Núcleo Técnico de Ensino e Pesquisa da Assistência Primária à Saúde Santa Marcelina Santa Marcelina. Tutora específica da categoria dos psicólogos e multiprofissional do Programa de Pós-Graduação de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Assistência Primária à Saúde Santa Marcelina. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração


    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)
    (Portugal) Os créditos de desenvolvimento pessoal são garantidos por Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

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