fbpx

Cursos de Educação Continuada

Produção e Distribuição de Ar de Alta Qualidade para Áreas Classificadas

O curso tem como objetivo apresentar a organização dos sistemas de produção e distribuição de ar de alta qualidade para áreas classificadas estéreis e não estéreis, tendo como referências o Guia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Guia da Qualidade para Sistemas de Tratamento de Ar e Monitoramento Ambiental na Indústria Farmacêutica – ANVISA) e a RDC Nº 301, de 21 de Agosto de 2019/ANVISA.

EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial 02 26/Setembro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Domingo (08h00 às 17h00)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Frente à complexidade dos sistemas de produção e distribuição de ar de alta qualidade para áreas classificadas, as indústrias farmacêuticas, biofarmacêuticas, de produtos veterinários e de produtos cosméticos precisam envolver profissionais de diferentes setores para compor o grupo de trabalho específico para o desenvolvimento do projeto, aquisição, instalação, validação, operação, controle de qualidade e manutenção desses sistemas. Por essa razão, é imprescindível que os profissionais detenham conhecimentos específicos que os auxiliem a participar com segurança das discussões e decisões a serem tomadas com visão integrada de gestão de riscos e garantia da qualidade.
    No Brasil, os requisitos de qualidade de ar de alta qualidade para áreas classificadas nos segmentos citados estão estabelecidos nas normas técnicas de Boas Práticas de Fabricação (BPF). O Guia da Qualidade para Sistemas de Tratamento de Ar e Monitoramento Ambiental na Indústria Farmacêutica, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é, também, uma boa referência para informações e diretrizes técnicas.
    Como as melhores práticas são dinâmicas e estão em constante evolução, é importante que as indústrias busquem o aperfeiçoamento dos processos de produção e distribuição de ar de alta qualidade para áreas classificadas, com o intuito de reduzirem os riscos de contaminação, manterem-se atualizadas sobre as tendências tecnológicas e regulatórias e promoverem a harmonização do conhecimento das equipes técnicas sobre o tema.

    A Quem se Destina

    Profissionais atuantes nas indústrias farmacêuticas, biofarmacêuticas, de produtos veterinários e de produtos cosméticos que, direta ou indiretamente, atuam no processo de produção e distribuição de ar de alta qualidade para áreas classificadas. Indicado, também, a profissionais que integram comitês ou grupos de trabalho multidisciplinares que se relacionam com o respectivo processo (Garantia da Qualidade, Controle de Qualidade, Qualificação e Validação, Engenharia de Projetos, Manutenção, Utilidades e Produção).

  • A Quem se Destina

    Ao término do curso, o profissional deverá ser capaz de:

    • Compreender as justificativas para a existência de sistemas de produção e geração de ar de alta qualidade para áreas classificadas;
    • Adquirir uma visão ampla sobre os processos de instalação, operação, manutenção e utilização desses sistemas;
    • Avaliar e tratar as não conformidades que possam surgir nos sistemas;
    • Mitigar e gerenciar os riscos inerentes ao processo.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Sistemas de Produção e Geração de Ar de Alta Qualidade para Áreas Classificadas: Histórico, Razões para sua Existência e Layouts Típicos.
    Definições de Áreas Classificadas Estéreis e Não Estéreis.
    Principais Componentes dos Sistemas de Ar de Alta Qualidade.
    Filtração, Riscos de Contaminação, Fluxo de Ar e Diferencial de Pressão.
    Fluxo de Pessoas e Materiais entre Áreas Classificadas.
    Insuflamento e Exaustão de Ar.
    Limpeza e Manutenção dos Sistemas de Ar de Alta Qualidade.
    Principais Aspectos sobre Sistemas de Ar de Alta Qualidade Tratados na RDC Nº 301, de 21 de Agosto de 2019/ANVISA.
    Qualificação e Validação de Sistemas de Ar de Alta Qualidade.
    Monitoramento Ambiental.
    Visão Geral sobre Gerenciamento de Riscos.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    08h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Elidia Bagbudarian
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas das Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre em Inovação pela Faculdade de Engenharia Industrial. Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Gestão de Projetos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Possui mais de vinte e seis (26) anos de experiência em Gestão da Produção, Logística, Qualidade, Projetos e Processos em Indústrias Farmacêuticas (Abbott, Boehringer Ingelheim), Cosmética (Natura), Produtos para a Saúde (Salvapé Produtos Ortopédicos) e Consultoria. Diretora Acadêmica do Instituto Racine.

    Docente Responsável

    Carlos Rover
    Engenheiro Químico, graduado pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Processos Industriais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Especialista em Gestão de Processos Industriais pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Automação e Controle Industrial pela Universidade de Taubaté. Black Belt certificado pela American Society for Quality (EUA). Lean Expert certificado pelo Lean Management Institut (Alemanha). Desde 1997, atua em Processos Farmacêuticos, tendo exercido funções de Gestão nas Áreas de Produção, Processos, Engenharia (Projetos, Manutenção e Utilidades), Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Excelência Operacional e Estratégia Industrial em empresas farmacêuticas de grande porte como HMR, Aventis, Pfizer, Zoetis e EMS. Docente do Instituto Racine. Atualmente é Consultor de Transformação Organizacional para Empresas.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.


Facebook
LinkedIn
Instagram