fbpx

Topo Páginas CEC

Prática do Uso Racional na Seleção e Prescrição de Medicamentos

O curso tem como objetivo discorrer sobre os aspectos relacionados à origem do conceito de uso racional e às características que um fármaco deve ter para se enquadrar dentro deste conceito e promover reflexão sobre a significação da tecnologia relacionada à prática da medicina e sobre os cuidados que os profissionais devem ter idealmente para realizar a seleção de um fármaco e sua prescrição sob o enfoque racional.

EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial 2 imediato

Valores e Formas de Pagamento Inscrição Online

  • A Quem se Destina

    Enfermeiros, farmacêuticos, médicos e estudantes de cursos de graduação destes cursos e em áreas afins. Indicado, também, a docentes de cursos de graduação e pós-graduação e a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

  • Programa do Curso

    Origens do Uso Racional de Fármacos.
    Características de um Fármaco Utilizável sob Enfoque Racional.
    Seleção de Medicamentos.
    Tecnologia Médica: Para Que e para Quem?
    O que é Ideal para que uma Prescrição Seja Racional?
    CARGA HORÁRIA TOTAL 2h
  • Coordenação

    José Ruben de Alcântara Bonfim
    Médico, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde do Município de São Paulo. Especialista em Residência Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Saúde Pública Para Nível Local pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Planejamento de Sistemas Integrados de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Título de Especialista em Hansenologia pela Associação Brasileira de Hansenologia Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas Farmacêuticas, atuando principalmente em: assistência farmacêutica, farmacoepidemiologia, direitos humanos e acesso a fármacos, ética da pesquisa e avaliação de tecnologias de saúde. Coordenador-executivo da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos. Editor, autor e tradutor de textos de saúde pública e saúde coletiva com 40 anos de experiência. Ex-conselheiro suplente do Conselho Nacional de Saúde (2006-2009). Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

     

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL
    têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.


Facebook
LinkedIn
Instagram