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Cursos de Educação Continuada

PIC/S: Pharmaceutical Inspection Cooperation Scheme

Boas Práticas de Fabricação, Harmonização, Qualificação, Validação e Revisões Gerenciais (PIC/S PE 009-14)

O curso tem como objetivo capacitar profissionais que atuam em auditoria, em agências reguladoras ou auditoria interna de fabricantes de Insumos farmacêuticos e medicamentos, para compreender e adotar os procedimentos de inspeção segundo o Guia PIC/S – Pharmaceutical Inspection Cooperation Scheme, estruturado por autoridades regulatórias de um grupo de países que desenvolvem padrões comuns e harmonizados de qualidade para o treinamento de inspetores internacionais. Visa, também, preparar o pessoal envolvido com o Sistema da Qualidade para compreender os requisitos exigidos por este guia em processos de auditoria.

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Valor e Formas de Pagamento Racine Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros, Médicos Veterinários, Biólogos, Administradores e outros profissionais, que atuam ou pretendem atuar na indústria ou na cadeia produtiva de medicamentos de impacto na saúde humana e animal. Indicado, também, para docentes de cursos de graduação e pós-graduação das áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Engresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

      • Compreender a organização e relevância do esquema internacional harmonizado de inspeção na cadeia produtiva de medicamentos;
      • Aplicar os conceitos de qualidade empregados na lógica de inspeção baseada em risco;
      • Correlacionar os requisitos das Boas Práticas de Fabricação da RDC Nº301/2019 ANVISA com os requisitos de qualidade do PIC/S;
      • Interpretar os principais requisitos de qualidade apresentados no PIC/S.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução ao PIC-S: Histórico, Evolução, Propósitos, Convergência Regulatória, Importância para os Membros PIC/S, Documentos PIC/S.
    Qualidade, Regulação e Planejamento.
    Sistema de Qualidade Farmacêutica.
    Conhecimentos relevantes aos especialistas e gestores: Pessoal, Instalações e Equipamentos, Documentação, Produção, Controle de Qualidade, Atividades Terceirizadas, Reclamações e Recolhimento e Autoinspeções.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    6h30min

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Docente Responsável

    Humberto Zardo
    Farmacêutico Industrial, graduado pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo. Possui treinamento adicional em Engenharia de Embalagens, Negócios Internacionais e Administração Geral em Universidades do Brasil e EUA. Possui mais de vinte (20) anos de experiência em universidades, indústrias e consultorias. Consultor sênior, instrutor e conselheiro em gestão e melhoria de operações de fabricação para organizações envolvidas com o desenvolvimento, produção, armazenamento e distribuição de ingredientes farmacologicamente ativos e produtos para a saúde humana. Sua experiência abarca ingredientes farmacologicamente ativos, produtos farmacêuticos terminados, cuidado da pele, fortificação de alimentos e dispositivos médicos. Atuou como Auxiliar de Ensino de Tecnologia Farmacêutica na Universidade de São Paulo. É ativamente envolvido em seminários e treinamentos na Europa, Ásia e nas Américas. Atua como consultor para organizações internacionais e possui comprovada experiência por trabalhos em mais de 46 países nas Américas, Europa, Ásia e em África. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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