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Cursos de Educação Continuada

Não Conformidades em Serviços de Alimentação

Análise Crítica dos Requisitos Legais

Este curso tem como objetivo despertar no profissional o senso crítico em relação aos requisitos das principais legislações aplicadas em serviços de alimentação, por meio da análise das não conformidades mais comumente observadas no processo de produção de refeições.

Contempla as alterações legais ocorridas em face à Pandemia de COVID-19.

EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial 02 03, 10 e 17/Março/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quinta-feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Os investimentos em serviços de alimentação têm aumentado consideravelmente nos últimos tempos, por meio de reformas ou aquisição de equipamentos pesados, com a finalidade de adequá-los estruturalmente, o que costuma demandar recursos financeiros. Contudo, a garantia de uma refeição de alta qualidade higiênico-sanitária e, consequentemente, segura, exige soluções que demandam pouco investimento, como, por exemplo, a implementação de ações corretivas para boa parte das não conformidades registradas em serviços de alimentação. A maioria das não conformidades encontradas em processos produtivos de refeições requer ações corretivas relacionadas a mudanças de conduta e de procedimentos de segurança sanitária e, quanto maior for o conhecimento e a capacidade de interpretar dos requisitos legais, maiores as chances de sucesso no seu tratamento.
    Assim, este curso é essencial para que o profissional consiga posicionar-se em relação aos requisitos legais, apresentando alternativas de aplicação das normativas vigentes às organizações do segmento de produção de refeições.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética, profissionais de Gastronomia e outros profissionais que atuam em serviços de alimentação, sejam coletivos ou comerciais, como supervisores, gerentes, líderes de área, além de profissionais responsáveis pelas áreas de controle, garantia e gestão da qualidade e da segurança dos alimentos, incluindo consultores e assessores em estabelecimentos produtores de refeições. É indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Pesquisar as legislações, as normas e os requisitos para serviços de alimentação;
    • Compreender a importância de desenvolver senso crítico em relação à aplicação dos requisitos legais;
    • Avaliar a criticidade das não conformidades em serviços de alimentação.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Panorama Geral da Legislação Brasileira para Serviços de Alimentação. 1h
    Principais Não Conformidades Detectadas em Serviços de Alimentação. 1h
    Classificação das Não Conformidades de Acordo com sua Criticidade. 2h
    Diferenças entre Medidas de Controle relacionadas ao Programa de Pré-Requisitos (PPR) e os Pontos Críticos para a Segurança dos Alimentos. 2h
    Como Desenvolver o Senso Crítico Diante de Requisitos Legais. 2h
    Diferenças entre Requisitos Relacionados à Qualidade e à Segurança dos Alimentos. 2h
    Alterações no Arcabouço Legal com o Advento da Pandemia da COVID-19. 2h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    12h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Docente Responsável

    Welliton Donizeti Popolim
    Nutricionista, graduado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Doutor em Nutrição Humana Aplicada pelo programa de Pós-Graduação Inter Unidades da Universidade de São Paulo. Especialista em Qualidade de Alimentos pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. Docente Ttitular na Universidade Paulista. Consultor e assessor em empresas do setor alimentício desde 1994. Destaque Profissional na área de atuação Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª. Região SP-MS em 2018. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.


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