fbpx

Cursos de Educação Continuada

Intervenção Farmacêutica em Unidade de Emergência

O curso tem como objetivo apresentar as Unidades de Emergência como um setor promissor de atuação para o farmacêutico clínico e explorar as possibilidades de intervenções nesta área, discutir as dificuldades, os caminhos e os pontos importantes que o profissional deve estar atento no desenvolvimento de suas atividades neste campo.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 08 04/Fevereiro/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Sexta-feira (18h30 às 22h30) e Sábado (9h00 às 13h00).

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos e docentes e estudantes de curso de graduação de Farmácia, que atuam ou desejam atuar como farmacêuticos clínicos em Unidades de Urgência e Emergência em ambientes hospitalares. Indicado, também, a profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Inserção do Exercício da Farmácia Clínica em Unidades de Urgência e de Emergência.
    Rotina e Perfil das Unidades de Urgência e de Emergência no Brasil.
    Critérios de Avaliação de Pacientes por Criticidade (Triagem Farmacêutica) e Otimização da Prática Clínica.
    Critérios de Avaliação dos Itens de Prescrição Médica Conforme Dinâmica da Unidade.
    Ajuste de Dose de Medicamentos.
    Incompatibilidade de Medicamentos Endovenosos.
    Diluições de Medicamentos Injetáveis.
    Conciliação Medicamentosa nas Unidades de Urgência e de Emergência.
    Orientações de Alta na Prática Clínica Farmacêutica.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    12h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Ana Lúcia Rego Fleury de Camargo
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Participou do Curso Latino-americano de Farmácia Clínica na Universidade do Chile e de Capacitação em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Possui sólida experiência em Farmácia Hospitalar, atuando, desde 2004, como Farmacêutica Chefe no Serviço de Farmácia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP. Atualmente, atua, também, como Presidente da Comissão de Integração da Assistência Farmacêutica (CIAF) da Diretoria Clínica do HCFMUSP

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)
    (Portugal) Os créditos de desenvolvimento pessoal são garantidos por Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes. Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram