fbpx

Cursos de Educação Continuada

Intervenção Farmacêutica em Disfunção Renal

O curso tem como objetivo apresentar conceitos e características da Insuficiência Renal Crônica e Aguda, discutir os métodos de cálculo da função renal, identificar os principais fármacos sujeitos a ajustes de doses em pacientes com insuficiência renal aguda, crônica e em diálise. Visa, também, proporcionar a identificação de pacientes que, potencialmente, necessitam de ajuste de dose de medicamentos, de acordo com sua função renal, e discutir casos clínicos relacionados ao tema, de forma a promover maior segurança e efetividade no uso de medicamentos na presença de disfunção renal.

EAD Turma
100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas)
03

 

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, docentes e estudantes de curso de graduação em Farmácia, que atuam ou desejam atuar clinicamente com pacientes portadores de disfunção renal. Indicado, também, a profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Fisiologia Renal e Insuficiência Renal 30min
    Avaliação da Função Renal 25min
    Insuficiência Renal Aguda e Crônica 25min
    Estimativa da Função Renal: Fórmulas 30min
    Farmacocinética e Ajuste de Dose 10min
    Casos Clínicos de Disfunção Renal 1h
    Casos Clínicos de Pacientes em Processo Dialítico 1h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    4h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Docente Responsável

    Catherine Stragliotto Isoppo
    Farmacêutica, graduada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Curso de Capacitação em Saúde Baseada em Evidências pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Atuou como Gerente Farmacêutica do Instituto de Cardiologia – Hospital de Viamão. No Hospital São Lucas da PUCRS atuou no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo de Vigilância Epidemiológica. Farmacêutica Hospitalar com expressiva experiência em Farmacovigilância e Gestão de Risco Sanitário, bem como sólida atuação como Farmacêutica Clínica em Unidade de Emergência. Docente dos Programas de Pós Graduação da Universidade de Caxias do Sul e Hospital Moinhos de Vento. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram