Topo Páginas CEC

Intervenção Farmacêutica em Disfunção Renal

O curso tem como objetivo apresentar conceitos e características da Insuficiência Renal Crônica e Aguda, discutir os métodos de cálculo da função renal, identificar os principais fármacos sujeitos a ajustes de doses em pacientes com insuficiência renal aguda, crônica e em diálise, proporcionando a identificação de pacientes que potencialmente necessitam de ajuste de dose de medicamentos, de acordo com sua função renal e discutir casos clínicos de disfunção renal e de pacientes em processo dialítico, de forma a promover maior segurança e efetividade no uso de medicamentos na presença de disfunção renal.

Ampulheta Carga Horária
Total: 04h
play Início Imediato 100% Online
com Aulas em Vídeo
(Gravadas)*

*O aluno terá 30 dias de acesso ao conteúdo do curso. O prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48 horas após a confirmação de inscrição.

Valores e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, docentes e estudantes de curso de graduação de Farmácia, que atuam ou desejam atuar clinicamente com pacientes portadores de disfunção renal. Indicado, também, a profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

  • Programa do Curso

    Fisiologia Renal e Insuficiência Renal
    Avaliação da Função Renal
    Insuficiência Renal Aguda e Crônica
    Estimativa da Função Renal: Fórmulas
    Farmacocinética e Ajuste de Dose
    Casos Clínicos de Disfunção Renal
    Casos Clínicos de Pacientes em Processo Dialítico
    CARGA HORÁRIA TOTAL 04h
  • Docente Rersponsável

    Catherine Stragliotto Isoppo
    Farmacêutica, graduada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Curso de Capacitação em Saúde Baseada em Evidências pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Atuou como Gerente Farmacêutica do Instituto de Cardiologia – Hospital de Viamão. No Hospital São Lucas da PUCRS atuou no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo de Vigilância Epidemiológica. Farmacêutica Hospitalar com expressiva experiência em Farmacovigilância e Gestão de Risco Sanitário, bem como sólida atuação como Farmacêutica Clínica em Unidade de Emergência. Docente dos Programas de Pós Graduação da Universidade de Caxias do Sul e Hospital Moinhos de Vento. Docente do Instituto Racine.

    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    0,66 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    122_2014