fbpx

Cursos de Educação Continuada

Homeopatia nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

O curso tem por objetivo apresentar o arcabouço normativo e regulatório da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no contexto das Políticas de Saúde, com foco na homeopatia, reconhecendo seu potencial de contribuição para a prevenção de agravos, promoção, proteção e recuperação da saúde, uma vez que o Ministério da Saúde vem, paulatinamente, fortalecendo sua aplicação no Sistema Único de Saúde e o farmacêutico homeopata tem um grande potencial para contribuir nesta cadeia.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 02 19 e 20/Fevereiro/2021

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) tem por objetivo oferecer possibilidades de escolhas para ampliar o conceito de cuidado e de promoção à saúde, com o emprego de tecnologias leves, efetivamente eficazes e sustentáveis.
    A Homeopatia juntamente com a Medicina Tradicional Chinesa (que inclui Acupuntura, Dietoterapia, Práticas Corporais e Meditativas), Fitoterapia e Plantas Medicinais, Ayuverda (Medicina Indiana), Medicina Antroposófica, Termalismo e Crenoterapia, Medicina Antroposófica, Naturopatia, Ioga, Shantala, Dança Circular, Reiki, Arte Terapia, Musicoterapia, Quiropraxia, Osteopatia e Terapia Comunitária, é considerada como parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
    Desde a publicação da PNPICS, em 2006, a incorporação e a oferta de PICS vêm aumentando gradativamente no SUS, abrindo um campo de trabalho importante de atuação para os farmacêuticos homeopatas.
    Assim, conhecer o arcabouço normativo e regulatório da PNPICS e da homeopatia no âmbito do SUS é fundamental para os farmacêuticos que pretendam exercê-la como recurso terapêutico que contribui para a sustentabilidade do Sistema de Saúde com potencial para promoção, proteção e recuperação da saúde.
    Os desafios são muitos, mas a possibilidade de levar a Homeopatia a um número maior de pessoas é instigante e sinaliza como uma excelente possibilidade profissional.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos homeopatas ou que pretendam atuar na área. Indicado, também, para docentes e alunos de cursos de graduação e Pós-graduação em Farmácia.

    A Quem se Destina

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender o arcabouço normativo e regulatório da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no contexto das Políticas de Saúde;
    • Conhecer como a Homeopatia está organizada no Sistema Único de Saúde (SUS) e como tem se dado o acesso aos medicamentos homeopáticos neste sistema;
    • Contribuir para fomentar a prática da homeopatia no SUS em consonância com seus princípios norteadores.
  • Programa do Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Saúde Coletiva.  4h
    Promoção da Saúde e Homeopatia. 4h
    Arcabouço Normativo e Regulatório da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no contexto das Políticas de Saúde.  2h
    Tendências e Desafios das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). 2h
    CARGA HORÁRIA TOTAL  12h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Coordenação

    Márcia de Cássia Silva Borges
    Farmacêutica, graduada pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson. Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Proprietária de Farmácia Homeopática por 16 anos. Desde 2005 atua como Consultora em Gestão da Qualidade em Farmácias Homeopáticas e Magistrais. Consultora Ad Hoc da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais. Coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Ministrante de aulas e palestras na área Magistral e Homeopática. Coordenadora de Curso e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.


Facebook
LinkedIn
Instagram