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Cursos de Educação Continuada

Fundamentos de Metrologia e Caracterização Dimensional de Embalagens

Para Produtos Cosméticos e Farmacêuticos

O curso tem como objetivo prover conhecimentos sobre Técnicas de Metrologia, configurações, funcionamento e aplicações dos diversos modelos de Instrumentos de Medição, comumente utilizados nas indústrias de produtos cosméticos e farmacêuticos, a fim de capacitar profissionais para conduzir e/ou participar das Etapas do Ciclo de Desenvolvimento de Embalagem, das Rotinas de Controle da Qualidade, da Análise Dimensional e da Inspeção dos Lotes dos diferentes tipos de embalagens utilizadas nesses segmentos.

EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial 01 22/Outubro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Sexta-feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h às 18h)
Quinta-feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    As atividades técnicas, operacionais e administrativas pertinentes ao Desenvolvimento e Controle da Qualidade de Embalagens são consideradas partes de um abrangente processo multidisciplinar em virtude da ampla gama de materiais, dimensões e formatos das embalagens utilizadas pelas indústrias de produtos cosméticas e farmacêuticos.
    Conhecer os Fundamentos da Metrologia, as Técnicas de Medição e as Aplicações Típicas e Principais Características Operacionais dos Instrumentos de Medição disponíveis é essencial para que o profissional possa avaliar a conformidade qualitativa das embalagens analisadas frente aos requisitos de suas especificações técnicas.
    Como o mercado de trabalho carece de profissionais com conhecimentos suficientes em metrologia, esta capacitação torna-se primordial para os que atuam ou pretendam atuar no Desenvolvimento e Controle da Qualidade de Embalagens cosméticas e farmacêuticas.

    A Quem se Destina

    Químicos, Engenheiros (Químicos, Mecânicos e de Materiais), Farmacêuticos, Tecnólogos e Profissionais com Formação Técnica que atuam ou desejam atuar, direta ou indiretamente no desenvolvimento e controle de qualidade de embalagens para produtos de cosméticos e farmacêuticos. Indicado, também, para docentes de cursos de graduação e técnicos das áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Reconhecer os principais instrumentos de medição, suas funções e manuseio;
    • Pesquisar, orçar, selecionar e recomendar o tipo mais adequado de instrumento para a medição de parâmetros dimensionais especificados para embalagens;
    • Interpretar desenhos técnicos, dimensionais e tolerâncias;
    • Identificar os principais requisitos envolvidos na caracterização dimensional de materiais de embalagem, considerando os diversos tipos de materiais, formatos, tamanhos e aplicações;
    • Proceder testes de medidas definidos nos planos de pontos de controle de qualidade de embalagem e analisar dados de desempenho.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Fundamentos de Metrologia; Aplicações Típicas e Principais Características Operacionais dos Diversos Instrumentos de Medição Disponíveis (Paquímetros, Micrômetros, Escala Graduada, Trena, Goniômetro, Balanças). 8h
    Caracterização Dimensional; Análise das Dimensões Críticas dos Principais Componentes de uma Embalagem (Frascos, Tampas, Rótulo, Cartuchos e Caixas de Embarque). 4h
    Interpretação de Desenhos Técnicos, Planificação de Sólidos e Tolerâncias Aplicáveis ao Dimensional de Componentes de Embalagem. 3h
    Interatividade, Intercambiabilidade, Padronização e Ajuste Dimensional entre Componentes Acopláveis do Conjunto da Embalagem. 1h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    16h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Sergio Rubens Tolentino
    Físico, graduado pela Universidade de Santo Amaro e Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Federal de São Paulo. Por 30 anos consecutivos ocupou cargos de Supervisão e Gerência do Departamento de Desenvolvimento de Embalagens em grandes multinacionais do setor cosmético, tais como: Avon, Natura, Kolynos e Colgate-Palmolive. Atua desde 2005 como Consultor Sênior Autônomo em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Processos e Boas Práticas de Fabricação junto a indústrias de diversos ramos de atividade. É detentor de Patentes Internacionais de Design de Embalagem e coautor de projetos de embalagem vencedores do “Prêmio Brasileiro de Embalagem – Embanews”. Foi colunista técnico da Revista “Cosmetics & Toiletries” – Edição Brasil, publicando diversos artigos sobre a Embalagem para Cosméticos. Atualmente é Sócio-Diretor da Tolentino’s Consultoria e Treinamentos Empresarial. Coordenador de Curso e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.


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