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Cursos de Educação Continuada

Fundamentos de Hematologia e Ciclo do Sangue em Serviços de Hemoterapia

O curso tem como objetivo apresentar e discutir os procedimentos técnicos inerentes ao Ciclo do Sangue (captação, seleção e qualificação do doador, do processamento, do armazenamento, do transporte e da distribuição de hemocomponentes), a partir do conhecimento dos fundamentos básicos de hematologia, para subsidiar as ações de profissionais da saúde em Serviços de Hemoterapia.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 01 07/Feveiro/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais e encontros em final de semana, conforme calendário. Segunda-feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h00 às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Hemoterapia é um tratamento especifico de doenças e condições clínicas com o uso do sangue humano (seus componentes ou seus derivados). Desenvolvida em serviços complexos, a Hemoterapia envolve o Ciclo do Sangue, processo que engloba todos os procedimentos técnicos referentes às etapas de captação, seleção e qualificação do doador, do processamento, do armazenamento, do transporte e da distribuição dos hemocomponentes, os procedimentos pré-transfusionais e o ato transfusional.
    O desenvolvimento desses procedimentos técnicos requer profissionais com conhecimento dos fundamentos básicos de Hematologia e capacitados especificamente no ciclo do sangue.

    A Quem se Destina

    Profissionais da área da saúde (Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros, Biomédicos, Biólogos, entre outros), que exerçam ou pretendam exercer atividades relativas ao ciclo do sangue em serviços de hemoterapia. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Discorrer sobre os fundamentos básicos de Hematologia para subsidiar o desenvolvimento das atividades inerentes ao Ciclo do Sangue;
    • Conhecer os procedimentos técnicos do ciclo do sangue e compreender como cada uma de suas etapas se desenvolve e impacta na segurança transfusional;
    • Apoiar o desenvolvimento dos procedimentos técnicos inerentes ao ciclo do sangue em serviços de Hemoterapia.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Fundamentos de Hematologia: Fisiologia do Sangue (Eritropoiese, Leucopoese, Trombocitopeise e Hemostasia); Aspectos Fisiopatológicos na Composição do Sangue; Indicações Clínicas da Hemoterapia (Hemofilias, Neoplasias, Hemorragias, Queimaduras, entre outras); Protocolos Clínicos para Hemoterapia. 8h
    Ciclo do Sangue em Serviços de Hemoterapia: Captação, Registro, Triagem Clínica e Triagem Sorológica do Doador; Coleta de Sangue ou de seus Componentes; Preparo e Análise Laboratorial dos Hemocomponentes; Rotulagem, Armazenamento e Fornecimento – Transferência de uma Unidade de Sangue e Hemocomponentes à Responsabilidade de Outro Serviço de Sangue ou à Indústria; Produção Industrial de Hemoderivados. 12h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    20h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma Universidade. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui 15 anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cinco anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É Assessora Técnica do Conselho Nacional de Saúde e atua como Coordenadora de Cursos no Instituto Racine.

    Curadoria

    Sandro Jorge Januário
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestre em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, pelo Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Vigilância em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Vice Coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.


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