fbpx

Cursos de Educação Continuada

Evolução da Qualidade e o Modelo de Segurança de Alimentos

Este curso tem como objetivo apresentar a evolução do conceito de qualidade, sua relação com a segurança dos alimentos e seu impacto no controle, garantia e gestão do sistema em serviços de alimentação, de forma a atender à ampliação das exigências do mercado e do próprio consumidor.

EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial 01 14 e 21/Janeiro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aula Uma Vez Por Semana Quinta-Feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O sistema de gestão das organizações produtoras de refeições deve ser construído sobre uma base preventiva, assegurando a inocuidade dos alimentos em todas as fases do processo produtivo. Para tanto, é imprescindível a identificação de pontos e/ou etapas nas quais ocorrem os perigos e pontos críticos, de modo a controlá-los. No âmbito da defesa de alimentos e, particularmente, da fraude alimentar, além dos perigos que podem ocorrer de forma não intencional, devem ser considerados, também, os intencionais, seja para ganho econômico ou para provocar o dano, que podem afetar a integridade dos produtos fornecidos, trazendo prejuízo ao consumidor ou à população.
    Considerando o contexto sanitário atual, os profissionais que atuam na área de alimentação precisam estar preparados para oferecer às empresas produtoras de refeições o modelo mais apropriado para contribuir com a garantia da segurança dos alimentos diante das inúmeras legislações e normas vigentes.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética, profissionais de Gastronomia e outros profissionais que atuam em serviços de alimentação, sejam coletivos ou comerciais, como supervisores, gerentes, líderes de área, além de profissionais responsáveis pelas áreas de controle, garantia e gestão da qualidade e da segurança dos alimentos, incluindo consultores e assessores em estabelecimentos produtores de refeições. É indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação relacionados.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender a diferença entre qualidade, segurança alimentar e segurança dos alimentos;
    • Perceber o contexto atual de maiores exigências em relação ao controle higiênico-sanitário de alimentos;
    • Reconhecer o modelo de segurança dos alimentos e os principais requisitos para implantá-lo em serviços de alimentação.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Evolução dos Conceitos de Qualidade, Segurança Alimentar e Segurança de Alimentos.
    Interface entre Conceitos de Food Quality, Food Safety, Food Fraud e Food Defense.
    Modelo de Segurança de Alimentos: Programa de Pré Requisitos, Garantia de Segurança de Alimentos e Requisitos de Gestão.
    Implementação do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos.
    Alterações no Modelo de Segurança de Alimentos com o Advento da Pandemia da COVID-19.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    8h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

    Coordenação

    Welliton Donizeti Popolim
    Nutricionista, graduado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Doutor em Nutrição Humana Aplicada pelo programa de Pós-Graduação Inter Unidades da Universidade de São Paulo. Especialista em Qualidade de Alimentos pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. Docente Titular na Universidade Paulista. Consultor e assessor em empresas do setor alimentício desde 1994. Destaque Profissional na área de atuação Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª. Região SP-MS em 2018. Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Nutricionistas regularmente inscritos no CRN-3 têm 15% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

Facebook
LinkedIn
Instagram