O Curso de Ferramentas e Métodos para Análise e Solução de Problemas Aplicados à Segurança dos Alimentos tem como objetivo apresentar estratégias para a análise e solução de problemas e demonstrar a sua aplicabilidade no gerenciamento de serviços de alimentação, de modo a contribuir para a garantia da qualidade e a segurança dos alimentos e sua funcionalidade na melhoria contínua.
Educação a Distância (EaD) | Turma | Início das Aulas |
Aulas Transmitidas ao Vivo; Aulas Gravadas. |
02 | 20/Outubro/2022 |
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília | |
Aulas Semanais | Quinta-feira (18h30 às 22h30) |
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É condição essencial às organizações do segmento de produção de refeições reduzirem ou eliminarem, efetivamente, problemas e não conformidades de sistema, de processo, de produto e de cliente. A solução de um problema ou efeito deve ocorrer por meio do entendimento e da análise das relações existentes entre suas características e suas causas. Consequentemente, quando uma metodologia para análise e solução de problemas é aplicada pode não se chegar a ações de melhoria, não porque a ferramenta é inapropriada, mas porque ela não foi devidamente aplicada.
A utilização de estratégias para análise e solução de problemas é muito importante já que as mesmas são baseadas em uma sequência lógica que fornece todos os elementos para que o problema ou efeito seja definitiva, eficiente e efetivamente resolvido, gerando melhorias para o sistema de gestão da segurança dos alimentos, fortalecendo-o e tornando-o mais consistente.Desta forma, o profissional capacitado em estratégias de análise e solução de problemas tende a contribuir de forma efetiva com a sustentabilidade das organizações e tendem a serem mais valorizados no mercado de trabalho.
Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética, profissionais de Gastronomia.
Ao término do curso de educação continuada em Ferramentas e Métodos para Análise e Solução de Problemas Aplicados à Segurança dos Alimentos, o profissional será capaz de:
Programa do Curso | Carga Horária |
Ciclo PDCA: Metodologia para Melhoria Contínua de Processos e Solução de Problemas. | 2h |
Tratamento de Não Conformidades com foco em Gestão. | 2h |
Metodologias para Análise e Solução de Problemas. | 2h |
Diferença entre Correção e Ação Corretiva. | 2h |
Técnica de Priorização de Problemas: Diagrama de Pareto. | 2h |
Método dos 5 Porquês. | 2h |
Diagrama de Ishikawa. | 2h |
Plano de Ação 5W2H. | 2h |
Procedimentos para o Tratamento de Não Conformidades de Acordo com seu Impacto na Segurança dos Alimentos. | 4h |
CARGA HORÁRIA TOTAL As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso. |
20h |
É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.
Welliton Donizeti Popolim
Nutricionista. Doutor em Nutrição Humana Aplicada pelo programa de Pós-Graduação Inter Unidades da Universidade de São Paulo. Especialista em Qualidade de Alimentos pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. Docente Titular na Universidade Paulista. Consultor e assessor em empresas do setor alimentício desde 1994. Destaque Profissional na área de atuação Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3a. Região SP-MS em 2018. Docente do Instituto Racine.
Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.
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