fbpx

Cursos de Educação Continuada

Estatística: Tratamento de Dados e Interpretação de Relatórios

Foco no Setor Industrial de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária

O curso tem por objetivo apresentar os princípios, as aplicações e a importância da utilização de métodos estatísticos para o acompanhamento e a tomada de decisões relativas à gestão de processos produtivos e analíticos em Indústrias de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.
O diferencial deste curso consiste em aplicar os conceitos de estatística de maneira simples e rápida para desenvolver pensamento analítico e tomar decisões bem fundamentadas com base científica. As lições compartilhadas ajudarão a preparar o caminho para satisfazer a obrigatoriedade de regimes regulatórios exigentes e das modernas concepções industriais.

EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial 04 16/Outubro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Domingo (08h00 às 17h00)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A estatística é um conjunto de métodos apropriados à coleta, a apresentação (organização, resumo e descrição), análise e interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada de decisão. Assim, o desafio enfrentado pelos profissionais que atuam na Indústria de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária não é a escassez de dados, mas a sua melhor utilização, ou seja, o profissional não precisa ser um especialista em estatística, mas deve ter a capacidade de aplicar um pensamento estatístico para a análise das situações do dia a dia que permita a tomada das melhores decisões em cada caso. O desenvolvimento de um pensamento analítico, com base em interpretação de dados de forma científica, apoia o profissional que toma decisões, voltadas à melhoria contínua e à realização de análise dos riscos envolvidos nos processos do ciclo produtivo, alinhadas às melhores práticas e exigências regulatórias nacionais e internacionais.

    A Quem se Destina

    Profissionais, de nível superior, que atuam ou pretendam atuar em algum nos diversos setores da cadeia industrial de produtos sujeitos a Vigilância Sanitária: Industrias/Produtores (Químicas, Farmoquímica, Farmacêutica para Uso Humano e Veterinário, Cosméticas, de Produtos Saneantes e Domissanitários e de Produtos para a Saúde), nos Operadores Logísticos, nos Distribuidores, nas Transportadoras e nas Empresas de Prestação de Serviço.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender os conceitos de estatística e suas aplicações em Indústrias Reguladas pela Vigilância Sanitária;
    • Aplicar as técnicas de estatística para tratamento de dados;
    • Empregar métodos de amostragem conforme criticidade de produto ou processo;
    • Interpretar dados estatísticos para análise de variabilidade, tendência e capabilidade de processos;
    • Relacionar as técnicas estatísticas com os estudos de qualidade para tratamento de não conformidades e prevenção de desvios.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Estatística e Suas Aplicações.
    Conceitos Básicos de Estatística: População e Amostra, Variáveis, Distribuições de Probabilidade, Histograma e Hipótese.
    Padrões, Limites e Especificações.
    Análise Exploratória de Dados: Medidas-Resumo e Análise Gráfica; Gráficos de Controle, Análise de Capabilidade; Análise de Tendência.
    Estatística Aplicada ao Sistema de Qualidade: Investigação de Não-Conformidade; Registro Periódico de Produtos; Serviço de Atendimento ao Consumidor; Análise de Riscos.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    8h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Elidia Bagbudarian
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas das Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre em Inovação pela Faculdade de Engenharia Industrial. Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Gestão de Projetos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Possui mais de vinte e seis (26) anos de experiência em Gestão da Produção, Logística, Qualidade, Projetos e Processos em Indústrias Farmacêuticas (Abbott, Boehringer Ingelheim), Cosmética (Natura), Produtos para a Saúde (Salvapé Produtos Ortopédicos) e Consultoria. Diretora Acadêmica do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Profissionais regularmente inscritos no CRQ – IV têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine que variam de 15% a 25% – consulte.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)


Facebook
LinkedIn
Instagram