fbpx

Cursos de Educação Continuada

Escolha de Excipientes para Formas Farmacêuticas Orais Sólidas

Aspectos Farmacotécnicos e Biofarmacêuticos, Estabilidade e Compatibilidades

O curso de educação continuada Escolha de Excipientes para Formas Orais Sólidas – Aspectos Farmacotécnicos, Biofarmacêuticos, Estabiidade e Compatibilidades tem como objetivo capacitar o profissional a estabelecer critérios técnicos para a seleção de excipientes para formas farmacêuticas orais sólidas – especialmente cápsulas duras, amplamente utilizadas nas preparações magistrais -, considerando aspectos farmacotécnicos, biofarmacêuticos, de estabilidade e de compatibilidade com a utilização de algoritmo como ferramenta delineadora no processo de escolha.

Presencial Educação a Distância (EaD) Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Aulas Transmitidas ao Vivo 01 26/Novembro/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Sábado (09h00 às 18h00)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Segundo dados da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o Brasil possui 8.159 farmácias magistrais (2020), distribuídas por todo o território nacional, representando um mercado em constante crescimento, que gera cerca de 1,5 mil novas vagas de emprego a cada ano.
    Uma das atribuições do farmacêutico que atua neste segmento é participar do desenvolvimento e delineamento de preparações magistrais, estando apto a garantir sua efetividade e segurança, de acordo com a normativa sanitária vigente. Os excipientes farmacêuticos podem interferir na ação dos fármacos se não forem escolhidos adequadamente razão, pela qual o uso de algoritmo que auxilie o profissional neste sentido é fundamental.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos e estudantes de cursos de graduação em Farmácia.

    Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso de educação continuada Escolha de Excipientes para Formas Farmacêuticas Orais Sólidas – Aspectos Farmacotécnicos, Biofarmacêuticos, Estabiidade e Compatibilidades, o profissional será capaz de:

    • Conhecer as várias opções de excipientes disponíveis e suas características;
    • Delinear um excipiente para preparação de formas farmacêuticas orais sólidas com base em parâmetros farmacotécnicos, biofarmacêuticos, de estabilidade e de compatibilidade;
    • Definir um critério de escolha de excipientes com base em um algoritmo.
  • Programa do Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Aspectos Biofarmacêuticos Relacionados às Formas Farmacêuticas Orais Sólidas e a Influência do Excipiente.  1h
    Tipos e Categorias de Excipientes para Formas Farmacêuticas Orais Sólidas. 1h
    Parâmetros para Escolha do Excipiente: Aspectos Biofarmacêuticos, Farmacotécnicos, de Estabilidade e de Compatibilidade.  1h
    Fundamentos do Sistema de Classificação Biofarmacêutica. 1h
    Exercícios Aplicados para Monofármacos e para Associações de Fármacos com Base em Estudo de Casos. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 8h

    Respeitando a carga horária total do curso, é uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário do curso, que envolve agenda de docentes e disponibilidade de auditórios da instituição. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Docente Responsável

    Reginalda Russo
    Farmacêutica. Especialista em Farmácia de Manipulação Alopática, em Pesquisa Clínica e em Farmácia Clínica. Mestranda em Inovação pela Escola de Empreendedorismo de Barcelona (ENEB). Fundadora da Innovare Farma Consultoria Farmacêutica. Docente e palestrante. Autora do livro Terapia de Modulação Hormonal Bioidêntica (2009). Membro do Grupo Técnico de Farmácia Magistral do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente no Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram