fbpx

Cursos de Educação Continuada

Correção de Teor e Equivalência Sal-Base

Foco em Manipulação Magistral

O curso de educação continuada de Correção de Teor e Equivalência Sal-Base – Foco em Manipulação Magistral tem como objetivo capacitar o profissional para reconhecer situações em que a correção de teor e da equivalência sal/base são necessárias para assegurar a correta dosificação do fármaco ou insumo farmacêutico em uma formulação magistral.

Presencial Educação a Distância (EaD) Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Aulas Transmitidas ao Vivo 01 24/Setembro/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Sábado (09h00 às 18h00)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Segundo dados da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o Brasil possui 8.159 farmácias magistrais (2020), distribuídas por todo o território nacional, representando um mercado em constante crescimento, que gera cerca de 1,5 mil novas vagas de emprego a cada ano.
    Uma das atribuições do farmacêutico que atua neste segmento é garantir a acurácia das doses prescritas e, para isso, deve ter senso crítico, capacidade analítica para compreender as especificações dos fármacos e dos demais insumos farmacêuticos, estando preparado para realizar os devidos cálculos e correções que venham a ser necessários, de modo a garantir a qualidade e a segurança do produto, contribuindo para o melhor resultado terapêutico para o paciente.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos e estudantes de cursos de graduação em Farmácia.

    Competências Desenvolvidas no Engresso

    Ao término do curso de educação continuada de Correção de Teor e Equivalência Sal-Base – Foco em Manipulação Magistral, o profissional será capaz de:

    • Analisar criticamente as especificações dos fármacos e demais insumos farmacêuticos no que se refere ao teor de substância ativa e presença de água;
    • Compreender e analisar criticamente os parâmetros que definem a equivalência sal/base e a presença de água de cristalização;
    • Calcular e aplicar o fator de correção (Fcr) com base na dosificação da substância ativa ou na presença de água;
    • Calcular e aplicar o fator de equivalência (Feq).
  • Programa do Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução ao Emprego de Fator de Correção (FCr) e Fator de Equivalência (FEq): Considerações sobre a prescrição magistral e sua avaliação; Conceito e emprego de Fatores de Correção e Equivalência na Prática Magistral.  30min
    Situações de Emprego e Cálculo do Fator de Correção (FCr): Substâncias Comercializadas na Forma Diluída; Substâncias Diluídas na Farmácia por Razões Farmacotécnicas; Sais Minerais e Minerais Aminoácidos Quelatos; Doseamento da Substância Ativa; Fitoterápicos e Substâncias Fitoquímicas; Higroscopia e Água de Cristalização. 2h
    Situações de Emprego e Cálculo de Fator de Equivalência (FEq): Substâncias na forma química de sal ou éster com dose expressa na forma livre; Substâncias hidratadas com Dose Expressa na Forma Anidra.  2h
    Exercícios aplicados à prática magistral: Identificação da Necessidade de Aplicação de FCr ou FEq com Base na Especiificação Técnica e Prescrição; Cálculos de FCr e FEq Aplicados a Preparações Magistrais. 3h30min
    CARGA HORÁRIA TOTAL 8h

    Respeitando a carga horária total do curso, é uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário do curso, que envolve agenda de docentes e disponibilidade de auditórios da instituição. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Docente Responsável

    Reginalda Russo
    Farmacêutica. Especialista em Farmácia de Manipulação Alopática, em Pesquisa Clínica e em Farmácia Clínica. Mestranda em Inovação pela Escola de Empreendedorismo de Barcelona (ENEB). Fundadora da Innovare Farma Consultoria Farmacêutica. Docente e palestrante. Autora do livro Terapia de Modulação Hormonal Bioidêntica (2009). Membro do Grupo Técnico de Farmácia Magistral do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente no Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram