fbpx

Cursos de Educação Continuada

Coronavirus e Viroses Emergentes e Reemergentes

Aspectos Biológicos e de Cuidados em Saúde na Prevenção e Transmissão Pós-Diagnóstico

O curso tem por objetivo apresentar de informações sobre o novo Coronavírus (2019–nCov) e demais Viroses Emergentes e Reemergentes e sua importância para a saúde pública, a partir da descrição de seus aspectos biológicos e dos cuidados a serem adotados em casos suspeitos nas unidades de saúde e na comunidade no que diz respeito à prevenção e à transmissão após confirmação diagnóstica.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 01 31/Março/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
31/03/2020 – Terça-Feira – Das 18h30 às 22h30 07/04/2020 – Terça-Feira – Das 18h30 às 22h30

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Os Profissionais da área da saúde, independentemente de sua formação específica, precisam ser reconhecidos como referências em temas de saúde e, para tanto, precisam estar atualizados em relação aos problemas de saúde emergentes com impacto para a população e às condutas a serem definidas dentro dos seus limites profissionais, além de estarem preparados para orientar aos indivíduos quanto a medidas de prevenção e cuidado a serem tomadas em cada caso. Neste sentido, no caso das viroses emergentes e reemergentes, é importante compreender a cadeia epidemiológica das doenças infectocontagiosas e as principais medidas de prevenção e de controle de transmissão nos casos suspeitos e diagnosticados. Este conhecimento constitui um diferencial que identifica o compromisso do profissional com a promoção da saúde e prevenção de enfermidades.

    A Quem se Destina

    Profissionais da Saúde, tais como Farmacêuticos, Enfermeiros, Médicos, Nutricionistas, Biomédicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Biólogos, entre outros. É, também, indicado a docentes, estudantes de graduação e técnicos que atuam na área da saúde individual e coletiva.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer os aspectos morfológicos e a patogenia das doenças viróticas abordadas;
    • Entender os fatores imunológicos do hospedeiro humano e a virulência dos agentes;
    • Compreender como se dá a transmissão e quais são os fatores de risco envolvidos;
    • Identificar o quadro clínico (sinais e sintomas) para realização dos encaminhamentos devidos e a prestação de cuidado;
    • Conhecer as diversas formas de profilaxia, diagnóstico e tratamento das viroses abordadas;
    • Conhecer as medidas de proteção individual diante do atendimento a casos suspeitos e diagnosticados.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Virologia: História Natural dos Vírus, Morfologia, Patogenia, Mutações e Adaptações ao Meio. 1h
    Viroses Emergentes e Reemergentes: Definições e Conceitos. 1h
    Aspectos Importantes Relacionados a Epidemias e Pandemias de Doenças Virais. 1h
    Principais Viroses Emergentes e Reemergentes no Brasil. 1h
    Diagnóstico Clínico e Laboratorial das Viroses Emergentes e Reemergentes. 2h
    Aspectos Profiláticos e Terapêuticos das Viroses Emergentes e Reemergentes: Papel dos Órgãos de Vigilâncias em Saúde (Sanitária e Epidemiológica), Profissionais de Saúde e da População frente a estes Problemas de Saúde. 2h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    8h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Sandro Jorge Januário
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestre em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, pelo Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Vigilância em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Vice Coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Nutricionistas regularmente inscritos no CRN-3 têm 15% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram