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Comunicação e Humanização em Serviços de Saúde

A comunicação é uma das mais importantes necessidades humanas. A habilidade de comunicação interpessoal é muito exigida, especialmente no âmbito profissional, e permite o desenvolvimento de sensações de segurança, autoconfiança, firmeza, credibilidade, felicidade e enriquecimento interno, que influenciam positivamente tanto quem comunica quanto quem recebe a comunicação. No Processo de Humanização dos Serviços de Saúde, a comunicação torna-se imprescindível tanto entre os membros da equipe multiprofissional de cuidado quanto com os próprios pacientes por ela atendidos, partindo sempre do princípio que estes últimos necessitam de atendimento diferenciado, devido a sua condição de fragilidade e, consequentemente, demandam informações mais assertivas e que confiram segurança no profissional de saúde que os está atendendo. Assim, este curso tem como principal objetivo apresentar os principais aspectos de comunicação que podem ser utilizados como ferramentas para promover a Humanização na Atenção e Assistência à Saúde.

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  • A Quem se Destina

    Profissionais da saúde que atuam em equipes multiprofissionais e no atendimento terapêutico de pacientes que precisam das ferramentas de comunicação para uma atuação efetiva, transmitindo confiança e segurança em todos os processos, principalmente buscando a Humanização dos Serviços de Saúde.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Política Nacional de Humanização da Atenção à Saúde;
    A Comunicação como Ferramenta do Processo de Humanização Institucional;
    Conceitos e Princípios da Comunicação: Comunicação Verbal e Paraverbal;
    O Corpo Fala: O que ele Diz;
    Técnicas de Comunicação: Proxemia e Técnicas de Abordagem
  • Docente

    Eliane Rahal

    Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.  Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário São Camilo. Possui 25 anos de experiência em Gestão de Serviços de Saúde, atuando como Consultora na Implantação de Serviços, em projetos dentro e fora do Brasil. Diretora e Gerente de Enfermagem, em empresas como Clínica São Vicente da Gávea no Rio de Janeiro, Golden Cross Hospital Salvador, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo – Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha. Foi Supervisora de Qualidade da Empresa ProCare  Serviços de Saúde em Atenção Domiciliar. Coordenadora de cursos e Docente do Instituto Racine.