O curso tem como objetivo promover conhecimentos teóricos e práticos para capacitar nutricionistas para realizar a avaliação nutricional, com ênfase na composição corporal, do paciente com utilização de Calorimetria Indireta e interpretar os dados advindos desta avaliação para otimizar os resultados do tratamento nutricional.
Presencial | EAD | Turma | Início das Aulas |
São Paulo (SP) Sede do Instituto Racine |
Via Internet – Telepresencial | 01 | 29/Outubro e 05, 12/11/2020 |
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília | |
Aulas uma vez por Semana | Quinta-Feira (18h30 às 22h30) |
Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)
A avaliação do estado nutricional é composta pela obtenção de uma série de dados, como hábitos alimentares, exame físico e bioquímico, história pregressa de doenças, histórico familiar, hábitos culturais e composição corporal. A avaliação conjunta desses dados possibilitará ao nutricionista determinar o estado nutricional do paciente e a existência de risco nutricional, identificar situações de doença nutricional, indicar terapia nutricional adequada a situação do paciente, monitorar a efetividade das intervenções propostas e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis advindas de problemas nutricionais não identificados e não solucionados com a devida precocidade.
Assim, a capacitação para o uso de ferramentas que auxiliem na avaliação nutricional é fundamental para o alcance dos objetivos descritos e a Calorimetria Indireta fornece dados fundamentais, que se bem interpretados a aplicados, contribuem para auxiliar na tomada de decisão de condutas a serem adotadas pelo nutricionista clínico no atendimento nutricional ao paciente.
Nutricionistas Clínicos ou que pretendam atuar na área clínica. Indicado, também, para docentes de graduação e de pós-graduação e estudantes do curso de nutrição.
Ao término do curso, o profissional será capaz de:
Programa do Curso | Carga Horária |
Metabolismo Energético. | |
Calorimetria indireta: Conceito, Princípios e Aplicações. | |
Bases teóricas do Exame e Equipamentos. | |
Exercícios Práticos de Calorimetria indireta e Discussão de Casos. | |
CARGA HORÁRIA TOTAL As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso. |
12h |
É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.
O método de ensino e aprendizagem, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas transmitidas ao vivo, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
A atividade prática em sala de aula contribui para a consolidação do conhecimento e permite aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.
Viviane do Lago Nakazato
Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela mesma Universidade. Especialista Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Especialista em Fitoterapia pela Medical Lex Gestão de Informações & Cursos. Atuou como Nutricionista Orientadora de Estágio Curricular em Nutrição Clínica na Universidade Paulista e como Coordenadora Técnica da Clínica Acadêmica de Nutrição da Faculdade Hotec. Possui experiência de atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando Avaliação Antropométrica, Dietética e de Exames Complementares, com objetivo de personalizar e adequar o tratamento nutricional. Possui experiência em escolas de educação infantil realizando Acompanhamento e Orientação Nutricional dos alunos. É Docente convidada de várias instituições educacionais, Consultora da Associação Brasileira de Nutrição e Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.
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Nutricionistas regularmente inscritos no CRN-3 têm 15% de desconto nas parcelas deste curso. (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição) |