fbpx

Topo Páginas CEC

Calorimetria Indireta

Teórico-Prático

O curso tem como objetivo promover conhecimentos teóricos e práticos para capacitar nutricionistas para realizar a avaliação nutricional, com ênfase na composição corporal, do paciente com utilização de Calorimetria Indireta e interpretar os dados advindos desta avaliação para otimizar os resultados do tratamento nutricional.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 29/Outubro/2020

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A avaliação do estado nutricional é composta pela obtenção de uma série de dados, como hábitos alimentares, exame físico e bioquímico, história pregressa de doenças, histórico familiar, hábitos culturais e composição corporal. A avaliação conjunta desses dados possibilitará ao nutricionista determinar o estado nutricional do paciente e a existência de risco nutricional, identificar situações de doença nutricional, indicar terapia nutricional adequada a situação do paciente, monitorar a efetividade das intervenções propostas e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis advindas de problemas nutricionais não identificados e não solucionados com a devida precocidade.
    Assim, a capacitação para o uso de ferramentas que auxiliem na avaliação nutricional é fundamental para o alcance dos objetivos descritos e a Calorimetria Indireta fornece dados fundamentais, que se bem interpretados a aplicados, contribuem para auxiliar na tomada de decisão de condutas a serem adotadas pelo nutricionista clínico no atendimento nutricional ao paciente.

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas Clínicos ou que pretendam atuar na área clínica. Indicado, também, para docentes de graduação e de pós-graduação e estudantes do curso de nutrição.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender os conceitos de Calorimetria, desde seus princípios básicos até sua aplicação na conduta nutricional;
    • Praticar a utilização do equipamento de Calorimetria, realizando procedimentos seguros durante o atendimento nutricional.
  • Programa do Curso

    Metabolismo Energético
    Calorimetria indireta: Conceito, Princípios e Aplicações 4h
    Bases teóricas do Exame e Equipamentos 4h
    Exercícios Práticos de Calorimetria indireta e Discussão de Casos. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 12h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.


  • Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília

    Turma Presencial (SP) / Presencial Transmitida ao Vivo Periodicidade
    Quarta-Feira (18h30 às 22h30) Aulas uma vez por Semana

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas transmitidas ao vivo, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    A atividade prática em sala de aula contribui para a consolidação do conhecimento e permite aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.


    Atividades Práticas de Calorimetria Indireta

    Na primeira etapa, os alunos farão o exame de avaliação corporal por calorimetria indireta, com supervisão do professor, e receberão no momento oportuno o preparo adequado para a realização do exame. Na etapa seguinte, serão aplicadas as equações preditivas e, posteriormente, será realizada a interpretação dos resultados obtidos.
    Nota: Caso nenhum aluno queira ser avaliado será necessário que haja um voluntário para ser avaliado com os trajes acima descritos.


    Coordenação

    Viviane do Lago Nakazato
    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela mesma Universidade. Especialista Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Especialista em Fitoterapia pela Medical Lex Gestão de Informações & Cursos. Atuou como Nutricionista Orientadora de Estágio Curricular em Nutrição Clínica na Universidade Paulista e como Coordenadora Técnica da Clínica Acadêmica de Nutrição da Faculdade Hotec. Possui experiência de atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando Avaliação Antropométrica, Dietética e de Exames Complementares, com objetivo de personalizar e adequar o tratamento nutricional. Possui experiência em escolas de educação infantil realizando Acompanhamento e Orientação Nutricional dos alunos. É Docente convidada de várias instituições educacionais, Consultora da Associação Brasileira de Nutrição e Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.



Facebook
LinkedIn
Instagram