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Cursos de Educação Continuada

Ato Transfusional e Hemovigilância

O curso tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para atuarem no processo transfusional (procedimentos pré transfusionais, ato transfusional e procedimentos pós-transfusionais) visando à qualificação do ato, à identificação, à eliminação, à diminuição ou à prevenção dos riscos relacionados e à notificação de reações transfusionais.
Além dos conteúdos teóricos, os profissionais terão a oportunidade de realizar a Avaliação de Protocolo de Transfusão Segura de Hemocomponentes, a Discussão de Casos Clínicos de Transfusões e o Estudo de Casos em Hemovigilância.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 01 07/Junho/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais e encontros em final de semana, conforme calendário. Quinta-feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h00 às 18h)
Domingo (08h às 12h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A efetividade e a eficiência do Processo Transfusional, que contempla os procedimentos pré-transfusionais, o ato transfusional, os procedimentos pós-transfusionais, assim como, a segurança do doador e do receptor, pressupõem, além da produção qualificada de sangue e hemocomponentes, o uso racional do sangue, a sua correta administração, o monitoramento adequado do ato transfusional e de suas consequências e a implantação da hemovigilância (conjunto de procedimentos para realizar o monitoramento das reações transfusionais resultantes do uso terapêutico de sangue e seus componentes).
    Assim, a competência técnica dos profissionais envolvidos, direta e indiretamente, com o ato transfusional é fundamental para que sejam alcançados os benefícios esperados para o receptor da hemoterapia com promoção da minimização dos riscos decorrentes da transfusão, sejam eles imediatos ou tardios.

    A Quem se Destina

    Profissionais da área da saúde (Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros, Biomédicos, Biólogos, entre outros), que exerçam ou pretendam exercer atividades relativas ao ciclo do sangue em serviços de hemoterapia. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Discorrer sobre o Processo Transfusional;
    • Identificar os cuidados, as intercorrências e os problemas relacionados ao Processo Transfusional e ao Ciclo do Sangue;
    • Avaliar e contribuir para a elaboração de Protocolos de Transfusão Segura;
    • Compreender os conceitos básicos da Hemovigilância e a importância da sua implementação nos serviços de saúde;
    • Conhecer o Sistema Nacional de Hemovigilância;
    • Conhecer os principais problemas relacionados ao ciclo do sangue;
    • Realizar investigação de Eventos Adversos no Doador e no Receptor do Sangue.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Ato Transfusional: Tipos de Transfusão e Indicações dos Hemocomponentes e Hemoderivados; Procedimentos Pré-transfusionais; Cuidados Durante o Ato Transfusional; Intercorrências Durante o Ato Transfusional; Cuidados Pós-transfusionais; Problemas Relacionados ao Ciclo do Sangue. 12h
    Hemovigilância: do Doador e do Receptor. 8h
    Avaliação de Protocolo de Transfusão Segura de Hemocomponentes;
    Discussão de Casos Clínicos de Transfusões;
    Estudo de Casos em Hemovigilância.
    8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    28h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma Universidade. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui 15 anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cinco anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É Assessora Técnica do Conselho Nacional de Saúde e atua como Coordenadora de Cursos no Instituto Racine.

    Curadoria

    Sandro Jorge Januário
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestre em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, pelo Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Vigilância em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Vice Coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.


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