Topo Páginas CEC

Cosmetovigilância

Foco em Gestão de Risco

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para identificar, eliminar, diminuir ou prevenir riscos específicos relacionados ao uso de produtos cosméticos como parte da política de gestão de risco nos serviços de saúde.

Presencial EAD Turma Data
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 12/Novembro/2017

.

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Em 2013, o Ministério da Saúde do Brasil lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente com o objetivo de estruturação de estratégias para que os serviços de saúde monitorem e previnam os danos advindos do uso das tecnologias em saúde, dentre elas os cosméticos. Assim, o gerenciamento do risco (eventos adversos e queixas técnicas) no uso de produtos cosméticos deve fazer parte da política de gestão de risco nos serviços de saúde e a demanda por profissionais capacitados para exercer a Cosmetovigilância tende a crescer nos próximos anos, pois a avaliação dos processos de qualidade nas instituições, o fortalecimento da cultura de segurança para pacientes/usuários/consumidores e profissionais e a priorização de temáticas sobre riscos são abordagens que visam, em ultima instância, melhorar a qualidade do atendimento e os resultados em saúde com o uso destes produtos.

  • A Quem se Destina

    Profissionais, docentes e estudantes do curso de graduação da área da saúde que trabalham em serviços de saúde públicos e privados (hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde) e em vigilância sanitária. Indicado, também, a profissionais que atuam nas áreas administrativas e de gestão dos serviços de saúde.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender os conceitos básicos, a metodologia e as práticas utilizadas pela cosmetovigilância;
    • Compreender a cosmetovigilância como uma das estratégias para gestão de riscos em serviços de saúde;
    • Compreender a importância dos riscos derivados do uso de produtos cosméticos;
    • Discorrer sobre a gestão de riscos específicos relacionados ao uso de produtos cosméticos em serviços de saúde;
    • Identificar e desenvolver atividades para eliminar, diminuir ou prevenir riscos específicos relacionados ao uso produtos cosméticos em serviços de saúde.
  • Programa do Curso

     Introdução à Cosmetovigilância: Definições, Aspectos Históricos e Objetivos; Processo de Desenvolvimento de Cosméticos; Regulamentação de Produtos Cosméticos. 04h
     Análise, Avaliação de Risco, Tomada de Decisão e Monitoramento em Cosmetovigilância: Problemas Relacionados com Cosméticos; Análise e Avaliação de Causalidade; Identificação e Quantificação de Sinal; Tomada de Decisão; Monitoramento; Comunicação. 04h
    CARGA HORÁRIA TOTAL  08h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP)/EAD Periodicidade
    Domingo (08h00 às 17h00).  Um dia.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury

    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.