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Características Físicas e do Desenvolvimento Pediátrico

Recém-Nascido, Criança e Adolescente

O curso tem por objetivo apresentar as características físicas e do desenvolvimento da população pediátrica em suas várias faixas etárias a fim de possibilitar ao profissional de saúde desenvolver e planejar ambientes, estratégias e procedimentos seguros para a prestação de uma assistência especializada e humanizada em pediatria.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 19/Fevereiro/2019

Aulas (Datas Previstas): 19 e 26/03/2019.

 

Valores e Forma de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Para o alcance de uma assistência de qualidade, segura e humanizada, é necessário que o profissional da saúde, além de possuir conhecimentos técnicos e de tecnologias atualizados, conheça, também, as características da população que pretende atender.

    A Pediatria compreende fases que incluem desde o nascimento até a adolescência, as quais guardam diferenças importantes, tanto do ponto de vista físico quanto de desenvolvimento orgânico e psíquico, que podem interferir no comportamento e nas percepções do paciente e de seus familiares, quando submetidos à realização de exames diagnósticos.

    O conhecimento e a compreensão das características desta população ajudam no planejamento de estratégias efetivas de atendimento e de ambientação do laboratório clínico que possam contribuir para que a experiência do paciente pediátrico e de seus familiares possa ser a melhor e mais segura possível.

  • A Quem se Destina

    Enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos, biólogos, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam ou desejam atuar em serviços de coleta laboratorial em pediatria, tais como, laboratórios de análises clínicas, hospitais (Unidades de Internação e Unidade de Terapia Intensiva), clínicas e outras instituições de saúde. É, também, indicado a docentes e estudantes dos cursos de graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer as características do recém-nascido, da criança e do adolescente que podem interferir na assistência a ser prestada a cada uma destas populações;
    • Desenvolver e planejar ambientes, estratégias e procedimentos seguros para o atendimento a pacientes pediátricos em laboratório clínico.

     

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Fases do Desenvolvimento Infantil.
    Características Físicas, de Desenvolvimento Motor, Intelectuais, Psicossociais e da Linguagem em Cada Fase.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações em beneficio da formação dos alunos em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    8h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Dias e Horários

    Turma SP / Telepresencial
    Terças-Feiras (18h30 às 22h30). Aulas semanais.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Docente Responsável

    Débora Rodrigues Vaz
    Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Doutora e Mestre em Gerenciamento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Possui Especialização em Enfermagem Pediátrica, Formação Docente para o Ensino a Distância e Licenciatura em Enfermagem e em Pedagogia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e docência em cursos técnicos e de graduação em Enfermagem e Medicina. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

    Coordenação

    Suzimara Aparecida Vicente Tertuliano de Oliveira
    Enfermeira, com Habilitação Médico-Cirúrgico e Licenciatura pela UNIARARAS – Fundação Hetmínio Ometto. Possui mais de 30 anos de experiência como Gestora de Enfermagem da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora de Enfermagem do Laboratório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Possui certificação Green Belt Lean Six Sigma. Auditora em Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO 9001: 2008, ISO 14001: 2004, OHSAS 18001:2007, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Programa de Acreditação em Laboratório Clinico (PALC), Programa de Acreditação do College of American Pathologists (CAP). Integrante do comitê de qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. Consultora para projetos em Patologia Clínica, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade. Consultora em Medicina Laboratorial e Sócia fundadora da Empresa Suzimara &Sarahyba. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)