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Bioestatística com Enfoque em Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a interpretação de dados estatísticos e análise crítica de representações gráficas de resultados obtidos a partir de Pesquisas Clínicas com Dispositivos Médicos ou publicados na literatura científica sobre o tema.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 22/Janeiro/2018

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Valores e Forma de PagamentoClique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos compreende estudos realizados com seres humanos para medir os parâmetros de segurança e eficácia, sendo essencial para a descoberta de alternativas aos produtos disponíveis no mercado. A Bioestatística, ciência que trata da coleta, análise, interpretação e apresentação de dados aplicada às ciências biológicas e às da saúde, está presente nas três Etapas da Pesquisa Clínica, a saber: no Planejamento (Amostragem, Cálculo do Tamanho da Amostra, Análise Estatística, Formulário de Coleta de Dados), na Execução (Coleta dos Dados, Armazenamento dos Dados, Tabulação dos Dados, Análise dos Dados, Interpretação dos Dados) e na Divulgação (Apresentação e Publicação dos Dados obtidos na Literatura Científica), sendo fundamental para auxiliar no processo de avaliação do comportamento do produto estudado e de seu potencial de aplicabilidade em saúde.

    Assim, a Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos caracteriza-se como uma área de atuação profissional promissora, uma vez que se encontra na pauta tanto da indústria, quanto dos hospitais, principais usuários destes produtos, e das universidades. Sendo uma área de pesquisa complexa, exige dos profissionais que pretendam conduzi-la capacitação técnica associada a habilidades humanas e de gestão.

    O mercado de trabalho de Pesquisas Clínicas com Dispositivos Médicos requer profissionais com o conhecimento de bioestatística, ao lado do conhecimento de outras ciências, tais como, a epidemiologia clínica e a metodologia da pesquisa científica.

  • A Quem se Destina

    Profissionais da área da saúde, em especial Farmacêuticos, Médicos, Biomédicos e Enfermeiros, bem como outros profissionais, como Engenheiros Químicos, Biólogos e Químicos. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação nestas áreas, e a outros profissionais que desejam conhecer melhor esta área de atuação.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Interpretar dados estatísticos advindos da Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos;
    • Analisar as Representações Gráficas de Resultados obtidos durante a realização da Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos;
    • Analisar criticamente os resultados de Estudos Clínicos publicados na Literatura Científica.
  • Programa do Curso

    Cálculo do Tamanho da Amostra pelo Poder Estatístico: Informações Necessárias (Análise Primária versus Secundária); Cálculo por Precisão versus Poder Estatístico; Cálculo para Variáveis Binárias e Contínuas; Análise de Sobrevivência; Determinação do Cálculo do Tamanho da Amostra pelo Poder Estatístico: Vantagens e Desvantagens, Nível de Evidência, Uso de Controles, Nexo de Causalidade, Poder Estatístico de um Estudo, Complexidade da Organização. 04h
    Análise Estatística de Resultados de Resultados de Estudos Clínicos e Epidemiológicos: Interpretação de Resultados de Artigos Clínicos e Exames Laboratoriais (Estatística Descritiva); Análise dos Resultados de Estudos Epidemiológicos: Estudo de Coorte, Caso-Controle, Transversal e Ensaio Clínico. 04h
    Representação e Interpretação Gráfica de Resultados Estatísticos: Escolha do Teste Estatístico Adequado; Interpretação das Representações Gráficas de Resultados Estatísticos usando o SPSS; Reanálise de Estudos Negativos; Abordagens para Aumentar o Poder do Estudo; Limitações dos Estudos Clínicos: Controle de Confundimento e de Vieses, Limitações de Interpretações de Resultados; Representações de Resultados Correta versus Incorreta. 04h
    Exercícios de Análises Estatísticas: Exercícios de Análise e Representação de Resultados com base em Data Sets e Exercícios de Análise Crítica de Representações Gráficas de Resultados a partir de Artigos Científicos Publicados na Literatura. 04h
    CARGA HORÁRIA TOTAL  16h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Dias e Horários (GMT – 03H00) Brasília

    Turma Presencial (SP) / EAD Periodicidade
    Segundas-feiras (18h30 às 22h30).  Aulas Semanais

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Coordenadora

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.