O curso tem como objetivo apresentar os aspectos históricos e as Bases Técnicas, Organizacionais e Bioéticas da Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos, de forma a desenvolver no profissional que atua neste segmento uma visão crítica e voltada a aplicação das Boas Práticas Clínicas em Pesquisa com seres humanos.
Perfil Profissional / Mercado de Trabalho
Com o objetivo de descobrir, confirmar efeitos e/ou identificar eventos adversos relacionados ao produto investigado, a Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos é fundamental para a determinação da conformidade, da eficácia e da segurança desses produtos que serão disponibilizados à população.
Assim, a Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos caracteriza-se como uma área de atuação profissional promissora, uma vez que se encontra na pauta tanto da indústria, quanto dos hospitais, principais usuários destes produtos, e das universidades. Sendo uma área de pesquisa complexa, exige dos profissionais que pretendam conduzi-la capacitação técnica associada a habilidades humanas e de gestão.
A Quem se Destina
Profissionais da área da saúde, em especial Farmacêuticos, Médicos, Biomédicos e Enfermeiros, bem como outros profissionais, como Engenheiros Químicos, Biólogos e Químicos. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação nestas áreas, e a outros profissionais que desejam conhecer melhor esta área de atuação.
Competências Desenvolvidas no Egresso
Ao término do curso, o profissional será capaz de:
- Compreender os conceitos e as fases da Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos;
- Reconhecer os principais aspectos envolvidos na Pesquisa e Desenvolvimento com Dispositivos Médicos;
- Compreender a organização e as responsabilidades na condução da Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos.
Programa do Curso
|
|
História da Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos; Principais Conceitos; Aspectos Gerais do Desenvolvimento de Novos Dispositivos Médicos; Fases da Pesquisa Clínica com Dispositivos Médicos. |
|
Introdução ao Conceito de Boas Práticas Clínicas em Pesquisa – Conferência Internacional em Harmonização (ICH) / Good Clinical Practice (GCP). Princípios de Bioética Aplicados a Pesquisa com Seres Humanos. |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL |
08h |
É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.
Coordenadora
Maria Eugênia Carvalhaes Cury
Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.