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Cursos de Educação Continuada

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) para Unidades Produtoras de Refeições (UPR)

O curso tem como objetivo preparar o profissional para entender a metodologia como sistema para garantia da segurança de alimentos, compreendendo os diversos passos para aplicá-la em serviços de alimentação, seja industrial ou comercial.
O sistema de APPCC é uma ferramenta essencial à garantia e gestão da segurança de alimentos, sendo considerado um dos pilares da ISO 22000, e que demanda investimentos em todos os recursos, sejam eles materiais, patrimoniais, humanos e tecnológicos, bem como um bom planejamento antes do início da implantação.
A área da Qualidade das UPR foca-se no macroprocesso de atendimento das necessidades e expectativas do cliente, macroprocesso que abrange a segurança de alimentos (conceito ao qual o sistema de APPCC está vinculado) que indica que o alimento é inócuo, ou seja, não causará dano ao consumidor quando preparado e/ou consumido de acordo com seu uso pretendido.
Como os sistemas de gestão da qualidade modernos buscam a excelência constante, o sistema de APPCC é considerado a melhor ferramenta de análise de risco, sendo a mais aceita no setor alimentício, com o objetivo de garantir a inocuidade dos alimentos servidos em UPR, tendo como foco a melhoria contínua.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 09 08/Abril/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais. Quinta-feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas e outros profissionais (engenheiros de alimentos, médicos veterinários, administradores, biólogos, químicos, farmacêuticos, gastrônomos, economistas domésticos) que atuam em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) ou Unidades Produtoras de Refeições (UPR) de segmentos como cozinhas institucionais, comerciais, hospitalares e de outras instituições de saúde, alimentação escolar, comissária de bordo, padarias, confeitarias, hotéis, clubes, supermercados, açougues, frutas-legumes-verduras (FLV), buffets, restaurantes, bares, lanchonetes, refeições transportadas, eventos, consultoria, bem como outros segmentos de alimentação coletiva, e, ainda, em indústrias de alimentos. É indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.
    Pré-Requisitos para Ingresso no Curso: Noções das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de Microbiologia e Parasitologia dos alimentos.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de contribuir com a estruturação, implantação e manutenção do sistema de APPCC e com a segurança dos alimentos produzidos em sua UPR.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Segurança de Alimentos. 4h
    Etapas para Implantação do Sistema de APPCC. 4h
    Planejamento de um Sistema de APPCC. 4h
    Construção de Plano de APPCC. 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    20h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

    Coordenação

    Welliton Donizeti Popolim
    Nutricionista, graduado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Doutor em Nutrição Humana Aplicada pelo programa de Pós-Graduação Interunidades da Universidade de São Paulo. Especialista em Qualidade de Alimentos pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. Docente titular na Universidade Paulista. Docente do Instituto Racine. Consultor e assessor em empresas do setor alimentício desde 1994. Destaque Profissional na área de atuação Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª. Região SP-MS em 2018.


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