Topo Páginas CEC

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) para Unidades Produtoras de Refeições (UPR)

O curso tem como objetivo preparar o profissional para entender a metodologia como sistema para garantia da segurança de alimentos, compreendendo os diversos passos para aplicá-la em serviços de alimentação, seja industrial ou comercial.

O sistema de APPCC é uma ferramenta essencial à garantia e gestão da segurança de alimentos, sendo considerado um dos pilares da ISO 22000, e que demanda investimentos em todos os recursos, sejam eles materiais, patrimoniais, humanos e tecnológicos, bem como um bom planejamento antes do início da implantação.

A área da Qualidade das UPR foca-se no macroprocesso de atendimento das necessidades e expectativas do cliente, macroprocesso que abrange a segurança de alimentos (conceito ao qual o sistema de APPCC está vinculado) que indica que o alimento é inócuo, ou seja, não causará dano ao consumidor quando preparado e/ou consumido de acordo com seu uso pretendido.

Como os sistemas de gestão da qualidade modernos buscam a excelência constante, o sistema de APPCC é considerado a melhor ferramenta de análise de risco, sendo a mais aceita no setor alimentício, com o objetivo de garantir a inocuidade dos alimentos servidos em UPR, tendo como foco a melhoria contínua.

Presencial EAD Turma Datas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet-Telepresencial 08/Maio/2019

Aulas (Datas Previstas): 08, 15, 22, 29/05 e 05/06/2019.

.

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética, profissionais das áreas de gastronomia, Vigilância Sanitária e de controle, garantia e gestão da qualidade e segurança de alimentos, bem como outros profissionais que atuam na área de alimentação e nutrição. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos técnicos e de graduação em Nutrição, Dietética, Gastronomia e outras áreas.

    Pré-Requisitos para Ingresso no Curso: Noções das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de Microbiologia e Parasitologia dos alimentos.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de contribuir com a estruturação, implantação e manutenção do sistema de APPCC e com a segurança dos alimentos produzidos em sua UPR.

  • Programa do Curso

    Carga Horária
    Introdução à Segurança de Alimentos
    Etapas para Implantação do Sistema de APPCC
    Planejamento de um Sistema de APPCC
    Construção de Plano de APPCC
    CARGA HORÁRIA TOTAL 20h

     O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Dias e Horários

     Turma SP / EAD Periodicidade
    Quarta-Feira (18h30 às 22h30). Aulas Semanais.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Docente Responsável

    Antônio Cestari Junior
    Biólogo, formado pela Organização Santamarense de Educação e Cultura. Mestre em Ciência dos Alimentos. Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, higiene dos alimentos, análise de alimentos e ISO 22000. Docente do Instituto Racine.

     Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.