Topo Páginas CPG

Segurança na Coleta de Sangue

Impacto nos Resultados de Exames Laboratoriais

O curso tem como objetivo estruturar e programar processos de coleta de sangue com vistas a prevenir erros, reduzir danos, promover conforto e segurança ao paciente e obter resultados de qualidade e que confiram credibilidade ao laboratório clínico. Visa, também, capacitar profissionais da área da saúde para o desempenho de atividades relacionadas à coleta de sangue para fins diagnósticos de forma sistematizada na fase pré-analítica de modo a evitar não conformidade nos resultados dos exames, retrabalho, desperdício da amostra e de reagentes, custos adicionais à instituição de saúde e impacto na assistência e segurança do paciente.

Presencial Semipresencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP) Via Internet + Encontro Presencial
06 meses à distância (aulas teóricas)
01 mês presencial (aulas práticas)
25/Setembro/2019

 

Valor e Forma de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A coleta segura de sangue é uma importante missão para os laboratórios clínicos e vem sendo tema de estudos globais por especialistas, sendo requerimento mandatório às instituições que desejam ser acreditadas por órgãos reguladores de qualidade laboratorial, nacionais e internacionais, tais como, PALC, PELM, Joint Comission, ONA, Canadian Council Acreditation, ISO 13485, CAP, entre outros. Esta missão, de coletar sangue de forma segura, pode ser cumprida a partir da implantação de processos robustos relacionados às fases laboratoriais.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza uma cartilha com orientações sobre a flebotomia em diversas línguas que tem como objetivo padronizar os procedimentos em todo o mundo, mostrando quais são os aspectos que devem ser observados, antes, durante e depois da coleta sanguínea. Nesta cartilha estão listadas as práticas recomendadas para a coleta de sangue arterial, venoso e dos capilares, tanto para a realização de exames laboratoriais, quanto para a doação. Ela detalha todos os procedimentos, demonstra formas de prevenir acidentes e ainda mostra como fazer a gestão da exposição a agentes patógenos, como vírus e bactérias.

    Na área laboratorial, um órgão importante a ser citado é o Clinical Laboratory Standards Institute (CLSI), cujo objetivo é promover a qualidade e as melhores práticas para laboratórios e serviços de assistência à saúde. Este órgão tem seus guidelines reconhecidos e implantados pelos laboratórios clínicos que buscam acreditação e desenvolve padrões de consenso que atendem às necessidades da indústria, governos, profissões e de qualidade avançada de assistência à saúde em todo o mundo.

    Partindo deste pressuposto, o curso “Segurança na Coleta de Sangue: Impacto nos Resultados de Exames laboratoriais”, tem seu conteúdo voltado à Fase Pré-Analítica Laboratorial, que são as etapas que compreendem desde a solicitação feita pelo clínico até a realização do exame laboratorial propriamente dito. Esta fase inclui uma série de processos, tais como, cadastramento, orientação sobre coleta, recolhimento do material do paciente e transporte ao laboratório, sendo a responsável pela maior proporção de ocorrência de falhas, as quais variam entre 54,5% e 88,9% do total de incidentes que podem levar a resultados de exame equivocados, gastos desnecessários às instituições de saúde e comprometimento da segurança do paciente.

    Portanto, é necessário criar mecanismos para evitar a ocorrência de eventos em todos os processos envolvidos na Fase Pré-Analítica e a capacitação para o bom desempenho profissional é fundamental neste sentido.

  • A Quem se Destina

    Profissionais que atuam ou pretendam atuar na área de laboratório, tais como, médicos, biomédicos, farmacêuticos, biólogos, enfermeiros, gestores, consultores, dentre outros profissionais da área de saúde e que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o tema. É, também, indicado a docentes e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer os conceitos, normas técnicas e práticas necessárias para atuar na coleta de sangue com segurança, evitando os riscos e complicações associados à punção;
    • Conhecer as principais causas de variações nos resultados de exames de sangue;
    • Conhecer os cuidados técnicos relacionados à coleta de sangue para obter um resultado final com qualidade e credibilidade;
    • Manter a Qualidade Analítica Laboratorial implantando processos para prevenção de falhas, retrabalhos, desperdícios de amostras e de reagentes.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Carga Horária
    Infraestrutura Física do Posto de Coleta. 8h
    Excelência no Atendimento ao Cliente na Área Laboratorial. 4h
    Causas das Variações dos Resultados de Exames Laboratoriais. 12h
    Norma de Biossegurança na Coleta de Amostras Biológicas para Punção Venosa. 6h
    Especificações Técnicas e Indicações dos Materiais Usados na Coleta de Sangue à Vácuo. 2h
    Função e Componentes do Sangue e do Sistema Circulatório. 24h
    Procedimentos Seguros Frente a Situações de Urgência e Emergência 12h
    Segurança na Técnica de Coleta de Sangue em Situações Usuais e Especiais. 12h
    Excelência Coleta de Gasometria. 4h
    Consequências de Coleta Inadequada de Sangue. 4h
    Minimização de Falhas na Fase Pré-analítica. 4h
    Acondicionamento, Armazenamento e Transporte de Amostras de Sangue. 4h
    Aula Prática Simulada e Discussão de Casos
    Aula Comentada – Avaliação dos Conteúdos com Questões Múltipla Escolha.
    12h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso. 
    108h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.


    Atividades Práticas

    Será realizada Simulação de Coleta de Sangue e de Atividades de Manuseio e Armazenamento de Material Biológico, de forma a despertar nos profissionais da saúde o interesse para atuar na área e contribuir para a qualidade da fase pré-analítica de exames laboratoriais.

    Também serão realizadas Discussões de Casos com foco na Fase Pré-analítica, de forma a contribuir para minimizar erros nos resultados de exames laboratoriais e promover a segurança do paciente.

  • Dias e Horários

    Turma SP / EAD
    Aulas Semanais (Presenciais/Presenciais Transmitidas ao Vivo): Quartas-Feiras (18h30 às 22h30).
    Um Encontro de Final de Semana (Presencial Obrigatório): Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 12h).

    Coordenação

    Suzimara Aparecida Vicente Tertuliano de Oliveira
    Enfermeira, com Habilitação Médico-Cirúrgico e Licenciatura pela UNIARARAS – Fundação Hetmínio Ometto. Possui mais de 30 anos de experiência como Gestora de Enfermagem da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora de Enfermagem do Laboratório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Possui certificação Green Belt Lean Six Sigma. Auditora em Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO 9001: 2008, ISO 14001: 2004, OHSAS 18001:2007, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Programa de Acreditação em Laboratório Clinico (PALC), Programa de Acreditação do College of American Pathologists (CAP). Integrante do comitê de qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. Consultora para projetos em Patologia Clínica, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade. Consultora em pré-analítico na Medicina Laboratorial e Sócia fundadora da Empresa Suzimara & Sarahyba. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Parceira Institucional

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

Facebook
YOUTUBE
LinkedIn
Instagram