fbpx

Cursos Intensivos

Radiofármacos

Aplicações em Diagnóstico, Terapia e Pesquisa

O curso tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos específicos em Radiofarmácia qualificando-os em relação a produção e aplicação de elementos e substâncias radioativas através da utilização de técnicas que envolvem a medida da radioatividade, com ênfase em radiofarmácia, na produção de fármacos ligados a elementos radioativos, na produção de radiofármacos utilizados em diagnóstico e em radioterapia e na aplicação de radioisótopos em pesquisas, em especial nas áreas de farmacocinética, engenharia genética, produção e conservação de alimentos.

EAD Turma
100% Online
O aluno terá 03 meses de acesso ao conteúdo do curso. O prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48h após confirmação da inscrição.
05
Comodidade e Flexibilidade
Você assiste o curso no local e horário de sua preferência possibilitando o acompanhamento de conteúdos de acordo com sua disponibilidade.

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O mercado de trabalho na área de Radiofarmácia está em plena expansão. Com a quebra do monopólio para a produção de radiofármacos de meia-vida curta, ocorrida em 2006, houve a necessidade iminente de profissionais com experiência em Radiofarmácia e Radioquímica para dar suporte aos centros produtores de radiofármacos que estavam se desenvolvendo no país. Outro aspecto importante é a demanda, existente na atualidade, por profissionais com conhecimentos específicos para atuação em centros de Medicina Nuclear. Sendo assim, o mercado de trabalho tende a crescer nos próximos anos no Brasil e no mundo, para farmacêuticos, físicos, biólogos, biomédicos, químicos, engenheiros e profissionais da física-médica para atuação em:

    • Radiofarmácia industrial, incluindo produção, controle de qualidade, garantia da qualidade e pesquisa;
    • Radiofarmácia hospitalar;
    • Radiofarmácia centralizada;
    • Docência.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Físicos, Biomédicos, Químicos, Engenheiros e Físico-Médicos que desejam estreitar seus conhecimentos na área nuclear e de aplicações das radiações ionizantes, considerando diagnóstico, terapia e pesquisa. Indicado para profissionais que atuam em indústrias farmacêuticas e que exerçam atividades de pesquisa e desenvolvimento envolvendo estudos de farmacocinética e farmacodinâmica, com a utilização de marcadores radioativos. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Aplicar os conhecimentos adquiridos em produção, controle de qualidade e garantia da qualidade para a obtenção de radiofármacos com aplicações em diagnóstico ou terapia em consonância com as normas sanitárias vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) assim como com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN);
    • Avaliar a aplicação dos Radiofármacos em Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente a viabilidade farmacocinética e farmacodinâmica de novos fármacos;
    • Aplicar os conceitos de controle de qualidade e garantia da qualidade nos Serviços de Medicina Nuclear de clínicas e hospitais.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Radiofarmácia: Radiofarmácia e Radiofármacos: Introdução e Conceitos; Interação da Radiação com a Matéria: decaimento radioativo, lei do decaimento e equilíbrio radioativo; Detectores de Radiação; Estatística Associada a Medidas de Radiação; Principais Reações de Marcação. 5h
    Produção de Radioisótopos Artificiais e de Substâncias Marcadas: Produção de Radioisótopos artificiais a partir de Reatores Nucleares; Produção de Radioisótopos artificiais a partir de cíclotrons; Produção de Radioisótopos artificiais a partir de geradores; Produção de Substâncias Marcadas. 10h
    Controle de Qualidade e Garantia de Qualidade em Radiofarmácia: Controle Físico-Químico de Radiofármacos; Controle Radioquímico de Radiofármacos; Controle Microbiológico de Radiofármacos; Garantia de Qualidade Aplicada a Radiofarmácia. 10h
    Aplicações de Radiofármacos e da Radioatividade e seus Efeitos Biológicos: Aplicações de Radiofármacos em Diagnóstico: Radiofármacos de meia-vida curta e meia-vida longa; Produção e Aplicação de Radiofármacos em Terapia; Aplicações Industriais da Radioatividade; Efeitos Biológicos e Características Gerais das Radioações Ionizantes: efeitos somáticos e genéticos/radiolesão: conceito origem e evolução; Proteção Radiológica. 10h
    Investigação em Radiofarmácia: Aspectos Éticos, Legais e de Planejamento em Radiofarmácia: Planejamento e implantação de planta produtora de radiofármacos: visão geral de projeto; Legislação Aplicada à Radiofarmácia. 5h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    40h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    A atividade prática em sala de aula contribui para a consolidação do conhecimento adquirido na modalidade EaD e permite aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Coordenação

    Sibila Roberta Marques Grallert
    Farmacêutica, graduada em Farmácia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo e com Pós-Doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela mesma Universidade. Atuou como Gerente da Qualidade (Garantia e Controle de Qualidade) e hoje é Gerente Técnica na empresa Cyclobras. Participou dos processos de planejamento e implantação de planta produtora de radiofármacos incluindo o start up da produção de FDG-18F. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento e pela implantação do Sistema da Garantia da Qualidade e documentação aplicada à produção e controle de qualidade de radiofármacos, além de assumir a Responsabilidade Técnica pela operação. Possui larga experiência nas áreas de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, Química Medicinal e Radiofarmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sintético e radioquímico de radiofármacos, estudos farmacocinéticos e de biodistribuição com a utilização de radiotraçadores. Atua também como docente da disciplina de Radiofarmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo desde 2010. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram