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Psicofarmacoterapia e Saúde Mental: Medicamentos, Atenção ao Paciente e Gestão de Serviços

O Curso Intensivo Psicofarmacoterapia e Saúde Mental tem como objetivo apresentar as bases teórico-conceituais da psicofarmacoterapia e da área de saúde mental, permitindo aos profissionais atuar no acompanhamento de pacientes que fazem uso de psicofármacos, bem como realizar intervenções clínicas focadas no aprimoramento de serviços de saúde mental.

Este Programa Educacional apresenta conhecimentos de farmacoterapia com enfoque nos transtornos mentais, associando intimamente a classe terapêutica/efeito farmacológico com a sua utilização clínica. Esta opção permite um melhor diálogo entre os princípios da psicofarmacologia e a sua aplicação terapêutica. O curso é ministrado utilizando a discussão de casos reais, tornando mais concreta a visualização dos métodos de trabalho estudados e permitindo uma melhor articulação entre teoria e prática.
O público-alvo de formação diversificada contribui para fortalecer o modelo de assistência integral ao paciente, que se configura por meio de uma adequada articulação entre os saberes que constituem o universo real do cuidado em saúde. Ao longo do curso, a análise da Reforma Psiquiátrica Brasileira e os serviços dela decorrentes permite que o profissional formule uma ideia concreta dos principais serviços de saúde mental disponíveis (CAPS, Ambulatório, entre outros), o que facilitará a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos.

Carga Horária Total: 70h Início Imediato*
(3ª Turma)
100% Online
com Aulas em Vídeo** (Gravadas)

* O aluno terá 4 meses de acesso ao conteúdo do curso. Tendo iniciado o curso, o prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48h após a confirmação de inscrição. Início do Curso sujeito à formação de turma.

** Os conteúdos serão disponibilizados à medida que forem gravados e editados.


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Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A capacitação em psicofarmacoterapia é fundamental para o bom desempenho profissional no âmbito da saúde mental, uma vez que as particularidades e os riscos inerentes aos medicamentos psicofármacos exigem uma compreensão precisa do seu efeito farmacológico e do seu emprego terapêutico. Além disso, os profissionais que atuam ou pretendam atuar nesta área necessitam de conhecimentos sobre o cuidado com o paciente e sobre a organização de serviços de saúde mental (funcionamento de unidades, trabalho em equipe, entre outros), que possibilitam a realização de intervenções mais efetivas e fornecem subsídios para a atuação em equipes multiprofissionais.

  • A Quem se Destina

    Profissionais de saúde que atuam ou pretendam atuar desenvolvendo atividades na área de saúde mental (farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros), envolvendo intervenções relacionadas ao uso de medicamentos psiquiátricos, ao cuidado com o paciente e à gestão de serviços de saúde mental.

    Também é útil para estudantes das áreas de conhecimento acima citadas e para profissionais de outras áreas, que atuam no segmento da saúde e desejam conhecer melhor a temática.

    Ideal para profissionais e estudantes de graduação que atuam ou desejam atuar em:

    • Hospitais;
    • Unidades e Centros Especializados Municipais e Estaduais de Saúde (Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, Ambulatórios de Saúde Mental, etc.);
    • Programa de Saúde da Família;
    • Instituições de tratamento da dependência química;
    • Clínicas médicas e multiprofissionais;
    • Farmácias e drogarias.
  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Reconhecer as particularidades do processo saúde-doença na perspectiva da saúde mental;
    • Identificar as demandas específicas do cuidado ao paciente de saúde mental;
    • Participar ativamente de reuniões clínicas e intervenções multiprofissionais em saúde mental;
    • Identificar os progressos mais recentes da neurociência em relação ao efeito dos psicofármacos no Sistema Nervoso Central;
    • Identificar a relação entre a classificação psiquiátrica (nosologia) e o tratamento farmacológico dos transtornos mentais
    • Aplicar os conhecimentos sobre medicamentos de uso psiquiátrico em sua prática diária junto aos pacientes;
    • Atuar no acompanhamento clínico e oferecer aos pacientes orientações sobre medicamentos psiquiátricos, contribuindo para a prevenção do surgimento de problemas durante o processo de uso e de ocorrências de não cumprimento farmacoterapêutico.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Bases conceituais e Políticas Públicas em Saúde Mental: Processo Saúde-Doença no Contexto da Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica no Brasil; Reabilitação Psicossocial; Modelos de Assistência em Saúde Mental e o Sistema Único de Saúde (SUS);  Os Serviços Substitutivos de Saúde Mental (CAPS, Residências Terapêuticas, entre outros); Medicalização e Saúde Mental; Equipes Multiprofissionais; Matriciamento; Saúde Mental na Atenção Básica.
    Neurobiologia da ação de fármacos no Sistema Nervoso Central: Organização Geral do Sistema Nervoso Central (Anatomia e Fisiologia) e Mecanismos Gerais da Ação dos Fármacos no Tecido Nervoso.
    Farmacoterapia dos Principais Transtornos Neurológicos e Psiquiátricos: Transtornos Neurodegenerativos (Doença de Alzheimer e Parkinson); Epilepsia; Dor e Analgésicos de Ação no Sistema Nervoso Central (Opióides); Transtornos do Sono; Transtornos Ansiosos; Transtornos do Humor (Depressivos e Bipolares); Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos;Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias Psicoativas (Dependência Química); Estimulantes do Sistema Nervoso Central; Transtornos Alimentares; Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
    Psicofarmacoterapia em Situações Especiais: Psicofarmacologia na Infância e na Adolescência; Psicofarmacologia do Idoso; Psicofarmacologia na Gravidez e na Lactação; Fitoterápicos e Suplementos Alimentares em Psiquiatria; Utilização da Homeopatia em Psiquiatria.
    CARGA HORÁRIA TOTAL 70h
  • Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    20 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
     242_2016

    Docentes

    Veronica Cristina Gomes Soares

    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado pelo Instituto de Biologia, em Bioquímica na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química, UNESP. Possui 10 anos de experiência em docência, atuando como docente na Universidade Paulista, nos cursos de farmácia, psicologia, enfermagem, fisioterapia e nutrição. Bolsista da Fundação Carolina – Madri, Professora Visitante na Universidade de New York e Halle Salle – Alemanha. Docente do Instituto Racine.

    Michele Quevedo

    Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na área de concentração de Serviços de Saúde Pública Mestre em Saúde Pública pela mesma Faculdade e mesma área de concentração. Especialista em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Instituto do Coração da Faculdade de
    da Universidade de São Paulo. Coordenou e implantou as equipes de Saúde Mental das Microrregiões de Cidade Tiradentes, Guaianases e Itaim Paulista da APS Santa Marcnaeli. Tutora de Categoria dos Psicólogos Residentes do Curso de Pós- Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Coordenadora da Equipe de Produção Científica da APS Santa Marcelina – Microrregiões Cidade Tiradentes, Guaianases e Itaim Paulista. Docente do Instituto Racine.

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