fbpx

Cursos Intensivos

Prática Magistral de Formulações Sólidas, Semissólidas e Líquidas de Uso Interno e Externo

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais para a reprodução de formulações medicamentosas e dermocosméticas nas suas formas sólidas, semissólidas e líquidas com a finalidade de obtenção de produtos efetivos e seguros, proporcionando uma rica discussão acerca das características das formulações e das matérias-primas utilizadas para sua preparação, com o intuito de contribuir com a otimização dos processos de seleção, orientação para a prescrição e utilização dos produtos finais obtidos.

Presencial Semipresencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 14 29/Maio/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em Um Final de Semana ao Mês Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    As atividades de manipulação de medicamentos e produtos dermocosméticos estão presentes em vários segmentos do mercado, tais como nas farmácias magistrais (para atender às necessidades individuais dos usuários), nas farmácias hospitalares (para atender à demanda de pacientes internados) e nas indústrias farmacêutica e de produtos cosméticos (no processo de desenvolvimento de novos produtos). Desta forma, os conteúdos abordados neste curso, além de ampliarem o conhecimento teórico-prático do profissional, estimulando o desenvolvimento de uma visão crítica sobre formulações, visam, também, prepará-lo para a realização de orientações para a prescrição e para a correta utilização destes produtos, com base nas características de sua formulação e nas necessidades de seus usuários.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, químicos, estudantes de graduação em farmácia e em química e outros profissionais que atuam ou pretendam atuar com desenvolvimento e manipulação de formulações medicamentosas e dermocosméticas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Preparar formulações medicamentosas e dermocosméticas nas suas diversas formas farmacêuticas e cosméticas (sólidas, semissólidas e líquidas);
    • Considerar as propriedades físico-químicas das matérias-primas como critério de escolha dentre os diferentes componentes existentes no mercado para a elaboração de determinada formulação com o perfil necessário para utilização;
    • Entender as compatibilidades e incompatibilidades entre as matérias-primas de forma a selecionar os componentes mais adequados para cada formulação.
    • Selecionar a melhor embalagem para o acondicionamento, de forma que possibilite o conforto e praticidade para o paciente, bem como, a prevenção de contaminação microbiana e reações de degradação nos produtos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Farmacotécnica de Formas Farmacêuticas Sólidas Convencionais (Teoria e Prática): Cápsulas, Granulados, Fitoterápicos, Comprimidos Orodispersiveis, Pós e Pós Efervescentes. 20h
    Farmacotécnica de Formas Farmacêuticas Semissólidas e Sólidas Não Convencionais (Teoria e Prática): Cremes (Com e Sem Formação de Cristais Líquidos e Oil Free), Pomadas, Géis Tópicos e Transdérmicos, Gomas, Chocolates, Supositórios e óvulos. 32h
    Farmacotécnica de Formas Farmacêuticas Líquidas (Teoria e Prática): Soluções, Suspensões, Emulsões, Espumas e Xampus Medicamentosos. 16h
    Farmacotécnica de Produtos Especiais (Teoria e Prática): Dermocosméticos Antienvelhecimento e Filtros Solares (Séruns, Geleias, Máscaras, “Mousses”, “Sprays” e Outros), Produtos Contendo Ativos Despigmentantes e Antiacnéicos. 28h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    96h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Ana Cláudia Pompeu Raminelli
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba. Doutora em Cosmetologia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Especialista em Cosmetologia e Manipulação Magistral pela Universidade Metodista de Piracicaba. Estágio na Iowa State University, Estados Unidos da América. Atua como docente de Farmacotécnica, Tecnologia Farmacêutica, Química Farmacêutica, dentre outras disciplinas, em Curso de Graduação em Farmácia, desde 2004. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)


Facebook
LinkedIn
Instagram