fbpx

Topo Páginas CPG

Políticas e Legislações Relacionadas à Assistência Farmacêutica e Educação em Saúde

O Curso tem como objetivo capacitar farmacêuticos para compreender as Políticas Farmacêuticas que estabelecem as diretrizes para a implantação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde – SUS e aplica-las em seu dia a dia de trabalho, tanto no âmbito público quanto privado, além de preparar o profissional para utilizar estratégias da Educação em Saúde na promoção do Uso Racional dos Medicamentos.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial
(aulas transmitidas ao vivo + aulas gravadas)
Vagas Remanescentes

 

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Política Nacional de Saúde ao estabelecer as Diretrizes, Princípios e Organização do Sistema de Saúde no Brasil, insere a Assistência Farmacêutica como uma de suas competências. De acordo com a Organização Mundial da Saúde: “uma política farmacêutica nacional é um compromisso com um objetivo e um guia de ação. Expressa e prioriza metas em médio e longo prazos estabelecidas pelo governo para o setor farmacêutico e identifica as principais estratégias a serem alcançadas. Fornece um marco dentro do qual se pode coordenar as atividades do setor farmacêutico. Abarca os setores tanto público como privado e se aplica a todos os protagonistas do âmbito farmacêutico”.

    Assim, para exercer atividades de Assistência Farmacêutica é fundamental que o farmacêutico conheça e se atualize a respeito da Política Nacional de Saúde e Políticas Farmacêuticas vigentes no país e discuta como aplicá-las no âmbito de sua atuação profissional.

    Considerando que a Assistência Farmacêutica consiste em um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto no âmbito individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional, a atuação do profissional também pressupõe o desenvolvimento de ações relacionadas à Educação em Saúde.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos que exerçam ou pretendam exercer atividades relacionadas a gestão da Assistência Farmacêutica tanto em serviços públicos quanto privados de saúde. É, também, indicado para docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender a evolução histórica da Política de Saúde no Brasil;
    • Compreender a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS);
    • Compreender as diretrizes definidas na Política Nacional de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica;
    • Orientar a implantação de Programas de Assistência Farmacêutica nos vários níveis de atenção à saúde;
    • Compreender como se dá o financiamento da Assistência Farmacêutica e a Importância da realização de ações planejadas para a otimização dos recursos disponíveis;
    • Desenvolver ações de Educação em Saúde aplicada à Assistência Farmacêutica
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
     A Evolução da Política de Saúde no Brasil e os Princípios, Diretrizes e Organização do Sistema Único de Saúde (SUS). 20h
     A Assistência Farmacêutica como Política Estratégica para a Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde.  12h
     Educação em Saúde Aplicada à Assistência Farmacêutica: Estratégias e Exercícios 9h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    41h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Dias e Horários (GMT – 03H00) Brasíli

    Turma Presencial (SP) / EAD
    Quartas-Feiras (18h30 às 22h30). Aulas Semanais


    Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Consultora, Docente e Coordenadora de Cursos no Instituto Racine.

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

Facebook
LinkedIn
Instagram