fbpx

Cursos Intensivos

Planejamento de Cozinha Profissional

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para realização do planejamento e estruturação de projetos de Cozinha Industrial, a partir da análise crítica dos aspectos relacionados à legislação, ao dimensionamento físico e de pessoal, às edificações e instalações, com base nas Boas Práticas de Fabricação e nos Procedimentos Operacionais Padronizados. Visa, também, apresentar novas tecnologias em processos e produtos que influenciam no layout de uma Unidade de Alimentação e Nutrição e impactam na segurança do alimento produzido.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 14 07/Dezembro/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quintas-Feiras (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O crescimento do mercado de alimentação, acompanhado do aumento das exigências dos consumidores, tem cobrado dos empreendedores e dos gestores, uma postura mais profissional e menos empírica no planejamento e estruturação de projetos de Cozinhas Industriais, o que levará, seguramente, a uma maior satisfação ao cliente e rentabilidade ao negócio. Além disso, o planejamento do espaço físico e o dimensionamento assertivo das áreas e do pessoal são muitas vezes cruciais para o sucesso do empreendimento.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética, Gastrônomos e Chefes de Cozinha; Docentes e Estudantes dos cursos de graduação em Nutrição e Gastronomia e a Docentes e Estudantes dos cursos Técnicos em Nutrição e Dietética. Indicado, também, a outros profissionais que atuam ou desejam atuar neste segmento.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao final do curso, o profissional será capaz de:

    • Reunir dados e informações básicas que o auxilie a analisar criticamente projetos de cozinhas industriais;
    • Conhecer e interpretar a legislação sanitária vigente que se aplica a este segmento;
    • Conhecer novas tecnologias e tendências de mercado que influenciam a elaboração de um projeto de cozinha industrial;
    • Dimensionar pessoal e equipamentos para construção ou reforma de cozinhas industriais;
    • Analisar e propor fluxos, fluxogramas e processos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução ao Planejamento de Cozinha Profissional: Legislação; Tendências de Mercado; Elaboração do Projeto; Dimensionamento das Áreas; Dimensionamento de Pessoal.
    Edificações e Instalações e outros Aspectos Relacionados às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP): Manutenção Preventiva e Higienização de Ambientes; Equipamentos e Utensílios que influenciam o Planejamento Estrutural de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).
    Novas Tecnologias em Processos e Produtos que Influenciam no Layout de UAN e Interface com Segurança do Alimento: Vegetais Pré-Processados; Produtos Alimentícios de Quarta e Quinta Gerações; Sistema Cook Chill; Cozinha de Montagem; Cozinha de Finalização, Entre Outras.
    Exemplos Práticos de Fluxos, Fluxogramas e Processos.
    Planejamento e Elaboração do Projeto de Cozinha Industrial: Princípios Básicos de Planejamento; Dimensionamento das Áreas; Elaboração do Projeto, Construção, Serviços e Instalações; Análise de Exemplos Práticos de Fluxos, Fluxogramas e Processos.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    48h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu
    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Com especialização em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Sócia-diretora da empresa DiferencialNutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiânia, IPGS – Ensino Superior em Saúde, UNIP–Universidade Paulista. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª região SP/MS, gestão 2017-2020 e 2020-2023. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


Facebook
LinkedIn
Instagram