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Planejamento de Cozinha Profissional

O curso tem como objetivo fornecer subsídios aos participantes visando o aprimoramento de seus conhecimentos voltados à análise crítica e aos aspectos relacionados ao projeto/dimensionamento físico de cozinhas industriais.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Telepresencial – Via Internet 11ª 11/Março/2019

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  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O crescimento do mercado de alimentação, juntamente com o crescimento das exigências dos consumidores, têm cobrado dos empreendedores e dos gestores, uma postura mais profissional e menos empírica, que levará, seguramente, a uma maior satisfação ao cliente e rentabilidade ao negócio. Além destas questões, o planejamento do espaço físico é muitas vezes crucial no sucesso do empreendimento.

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética, Gastrônomos e Chefes de Cozinha; Docentes e Estudantes dos cursos de graduação em Nutrição e Gastronomia e a Docentes e Estudantes dos cursos Técnicos em Nutrição e Dietética. Indicado, também, a outros profissionais que atuam ou desejam atuar neste segmento.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao final do curso o aluno será capaz de:

    • Reunir dados e informações básicas que o auxilie a analisar criticamente projetos de cozinhas industriais;
    • Conhecer e interpretar a legislação sanitária vigente que se aplica a este segmento;
    • Conhecer novas tecnologias e tendências de mercado que influenciam na elaboração de um projeto de cozinha industrial;
      • Dimensionar pessoal e equipamentos para construção ou reforma de cozinhas industriais;
        Analisar e propor fluxos, fluxogramas e processos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Tendência de Mercado; Elaboração do Projeto: Visão do Cliente; Dimensionamento das Áreas: Visão do Cliente; Dimensionamento de Pessoal.  4h
    Edificações e Instalações e outros Aspectos Relacionados às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), tais como, Manutenção Preventiva e Higienização de Ambientes, Equipamentos e Utensílios, que Influenciam o Planejamento Estrutural de UAN.   12h
    Princípios Básicos de Planejamento de uma Cozinha Industrial; Elaboração do Projeto: Visão do Arquiteto.   8h
    Construção, Serviços e Instalações; Dimensionamento das Áreas: Visão do Profissional da Área; Análise de Exemplos Práticos de Fluxos, Fluxogramas e Processos.  8h
    Novas Tecnologias, em Processos e Produtos, que Influenciam o Layout de UAN (Vegetais Pré-Processados, Produtos Alimentícios de Quarta e Quinta Gerações, Sistema Cook Chill, Cozinha de Montagem, Cozinha de Finalização, entre outros) e Interface com a Segurança do Alimento.
    Exemplos Práticos de Fluxos, Fluxogramas e Processos.
     16h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 48h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência.

  • Dias e Horários

    Turma SP / EAD Periodicidade
    Segundas-feiras (18h30 às 22h30). Aulas Semanais.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu
    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Sócia-diretora da empresa DiferencialNutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiânia. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª região SP/MS, gestão 2017-2020. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.