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Cursos Intensivos

Nutrição Clínica Hospitalar

O curso tem como objetivo capacitar o nutricionista para estruturar o atendimento nutricional do paciente hospitalizado, crítico e não crítico, desde a internação até a alta, pensando no tratamento individualizado, humanizado e efetivo.
O diferencial deste curso é a abordagem do tema a partir de situações práticas discutidas com base em estudos de caso e atividades simuladas de atendimento de pacientes em sala de aula.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 11 16/Fevereiro/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quartas-Feiras (18h30 às 22h30)

Registre seu Interesse Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O profissional nutricionista tem, a cada dia, sua prática mais reconhecida nos diversos setores onde atua, com destaque para a área hospitalar. Neste segmento, o profissional pode atuar em unidades de internação, ambulatório, unidades de terapia intensiva, unidades de diálise, unidades cirúrgicas, unidades de pacientes queimados, entre outras.
    Para que a atuação do nutricionista seja efetiva é necessário que ele esteja preparado para reconhecer que as demandas do paciente não estão restritas apenas ao recebimento de alimentação diária, mas também ao suprimento nutricional individualizado à suas necessidades durante o processo de internação, de forma a promover um ambiente propício para a recuperação mais rápida de seu estado de saúde.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas, que atuam ou pretendam atuar clinicamente em ambiente hospitalar. É, também, útil para docentes nutricionistas e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação em Nutrição.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Realizar avaliação nutricional de pacientes hospitalizados;
    • Reconhecer as enfermidades prevalentes relacionadas com questões de ordem nutricional no ambiente hospitalar, desde sua etiologia e causas até o tratamento nutricional recomendado;
    • Aplicar a dietoterapia nas mais diversas condições clínicas, inclusive nas etapas pré e pós-cirúrgica;
    • Aplicar as principais ferramentas para o atendimento clínico personalizado;
    • Avaliar e acompanhar os pacientes submetidos a nutrição enteral ou parenteral;
    • Identificar os principais fatores que interferem no prognóstico e contribuem para um tratamento mais humanizado;
    • Compreender as possíveis interações droga nutrientes para adequação nutricional frente ao tratamento medicamentoso;
    • Atender ao paciente e à família, acompanhar o caso durante internação e efetuar orientação na alta hospitalar.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Princípios de Nutrição Humana: Bioquímica e Fisiologia Aplicadas à Nutrição (Metabolismo de Macronutrientes e Micronutrientes); Farmacologia Aplicada a Nutrição; Recomendações Nutricionais; Avaliação Nutricional; Exames Laboratoriais e sua Aplicação à Prática Clínica em Nutrição. 34h30min
    Atuação do Nutricionista Clínico na Área Hospitalar: O Nutricionista Clínico e Seus Ambientes de Atuação no Hospital, em Equipe Interdisciplinar e em Lactário. 02h15min
    Nutrição Clínica em Doenças Prevalentes: Doenças Cardiovasculares e Metabólicas; Obesidade; Distúrbios do Trato Gastrointestinal e Intolerâncias e Alergias Alimentares; Pneumopatias, Doenças Oncológicas; Doenças Neurodegenerativas. 27h45min
    Nutrição Clínica em Situações Especiais: Ostomias; Pacientes Queimados, Sepse e Desnutrição; Doenças Infectocontagiosas; Hepatopatias; Pancreatites; Doença Renal; Transplantes e Cirurgias; Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 43h30min
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    108h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Natália Leonetti Couto Lazzari
    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciência na Área de Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Participou, de setembro de 2007 a julho de 2008, do Estudo Multi Institucional das Leucemias Infantis da Divisão de Medicina Experimental do Instituto Nacional do Câncer. Possui 10 anos de experiência em Nutrição Oncológica no AC Camargo Câncer Center, tendo atuado como Preceptora de Nutricionistas no Programa de Residência Multiprofissional, Supervisora de Estágios de Graduação da Área Clinica, Coordenação de Curso de Extensão em Nutrição Oncológica e Atendimento Ambulatorial e na Internação. Atualmente exerce atividades de Consultoria e em Consultório de Nutrição. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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