fbpx

Cursos Intensivos

Manipulação Veterinária de Medicamentos para Pequenos Animais

Foco em Cães e Gatos

O curso tem o objetivo de capacitar o profissional para compreender os principais aspectos da farmacoterapia para animais de pequeno porte, cães e gatos, com foco no desenvolvimento de formulações magistrais, de uso oral e tópico, que atendam às prescrições veterinárias e às necessidades relativas ao tratamento de doenças prevalentes nesta população.

Educação a Distância (EaD) Turma Início das Aulas
Transmitida ao Vivo em Sala Virtual 04 06/Março/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas um final de semana ao mês. Sábado (09h00 às 18h00)
Domingo (08h00 às 17h00)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O mercado de manipulação de produtos veterinários para Pequenos Animais (Pet) está em plena expansão no Brasil. A elaboração de formulações para uso oral e tópico, voltadas ao tratamento de cães e gatos, realizadas pelas farmácias de manipulação veterinárias, vêm ao encontro às necessidades de prescrição dos médicos-veterinários, principalmente no que diz respeito à individualização e a adaptação de produtos.

    Neste sentido, é muito importante, que o profissional que se dedique a este segmento da manipulação esteja capacitado para compreender as características físico-químicas e de estabilidade dos ativos disponíveis comercialmente, a fim de que possa desenvolver produtos e novas formas de administração mais adequadas às necessidades destes animais.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos e estudantes de graduação, que atuam ou pretendam atuar com a elaboração e manipulação de formulações veterinárias para cães e gatos. É, também, indicado para docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender o Mercado Veterinário de Pets no Brasil e as Legislações Vigentes neste segmento;
    • Compreender as características da farmacotécnica veterinária, discutindo as compatibilidades e incompatibilidades das formulações comumente prescritas;
    • Triar, avaliar e aviar prescrições de médicos veterinários;
    • Elaborar bases que possibilitem a manipulação dos ativos prescritos;
    • Apresentar os novos ativos disponíveis e as novas formas farmacêuticas para uso veterinário;
    • Desenvolver formulações veterinárias, respeitando as características dos ativos e sua ação terapêutica;
    • Apresentar aos médicos veterinários as alternativas, possibilidades e inovações na área de manipulação de produtos para uso oral e dermatológico.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    O Mercado Veterinário de Pets no Brasil: Características, Conceitos e Legislações Vigentes. 4h
    Triagem, Avaliação e Aviamento de Prescrições Veterinárias. 4h
    Propriedades Fisiológicas e Restritivas dos Cães e dos Gatos. 8h
    Formas Farmacêuticas Orais de Uso Veterinário. 8h
    Formas Farmacêuticas Tópicas de Uso Veterinário. 8h
    Desenvolvimento de Formulações de Analgésicos e Anti-inflamatórios. 4h
    Desenvolvimento de Formulações e Quimioterapia das Doenças Parasitárias. 8h
    Desenvolvimento de Formulações e Quimioterapia das Doenças Infecciosas (Antimicrobianos, Antifúngicos e Antivirais). 8h
    Desenvolvimento de Formulações de Agentes Hormonais. 4h
    Desenvolvimento de Formulações de Suplementos e Polivitamínicos. 4h
    Desenvolvimento de Formulações Transdérmicas para Uso Veterinário. 4h
    Desenvolvimento de Formulações e Farmacoterapia de Doenças dos Sistemas Digestório, Cardiovascular e Renal. 8h
    Preparo Simulado e Discutido de Formas Farmacêuticas Veterinárias de Uso Oral e Tópico 16h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    88h


    Respeitando a carga horária total do curso, é uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário do curso, que envolve agenda de docentes e disponibilidade de auditórios da instituição. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Descrição das Atividades Práticas

    A atividade de simulação de preparo de produtos veterinários acontecerá no formato prático expositivo dialogado com uso de vídeo gravado em laboratório didático com apresentação do passo a passo do fazer farmacotécnico, sendo a gravação liberada aos alunos que discutirão com o docente acerca de questões relacionadas à farmacotécnica veterinária.

    Coordenação

    André Luiz Alves Brandão
    Farmacêutico Industrial, graduado pela Universidade José Rosário Vellano. Especialista em Manipulação Magistral Alopática pelo Instituto Racine. Residente Farmacêutico Multiprofissional em Farmácia Clinica – Urgência e Emergência no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Hospital Tatuapé. Atuou como farmacêutico na Central de Abastecimento Farmacêutico na Fundação Saúde do Município de Uberlândia. Docente em cursos de graduação e pós graduação nas áreas de farmácia, enfermagem, biomedicina, atuando no Centro Universitário São Camilo, Universidade de Santo Amaro, Instituto Municipal de São Caetano do Sul e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Docente de Ensino a Distância e Supervisor de Estágio na Farmácia Escola do Centro Universitário São Camilo. Docente no Curso Técnico em Farmácia do SENAC e no Curso Técnico de Auxiliar de Enfermagem do Colégio Fênix. Atua em Farmácia com Manipulação e é Consultor Técnico Científico na área de Desenvolvimento de Formulações, Garantia e Controle de Qualidade. Coordenador de Curso e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • (Portugal) Os créditos de desenvolvimento pessoal são garantidos por Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

Facebook
LinkedIn
Instagram