fbpx

Cursos Intensivos

Logística Farmacêutica

O curso tem como objetivo formar profissionais para exercer atividades de preservação da integridade, identificação, qualidade e segurança dos produtos farmacêuticos em todas as etapas da Cadeia de Suprimentos, ampliando significativamente suas oportunidades competitivas no mercado de trabalho.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 21 20/Fevereiro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em Um Final de Semana ao Mês Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Entende-se por Logística Farmacêutica o planejamento, a implementação e o controle eficiente e eficaz do fluxo de distribuição, dos custos associados, do controle das informações e das etapas de armazenamento e transporte de produtos farmacêuticos, desde o fabricante até o fornecimento ao usuário final, garantindo sua integridade, a fim de que não haja comprometimento em relação a sua segurança e eficácia.
    No Brasil, as atividades que envolvem desde a produção dos medicamentos e insumos farmacêuticos até a comercialização do produto final são controladas pelos órgãos de vigilância sanitária nas esferas federal, estadual e municipal. Em todas as etapas que compõem este canal de produção/distribuição são necessários profissionais com conhecimentos específicos e que saibam lidar com as dificuldades do dia-a-dia nos processos logísticos das empresas.
    Desta forma, a atuação neste segmento do mercado requer profissionais devidamente qualificados e habilitados para que sejam minimizados os riscos à segurança e qualidade dos produtos farmacêuticos, essenciais à saúde da população.

    A Quem se Destina

    Profissionais (Farmacêuticos, Tecnólogos em Logística, Administradores, entre outros), docentes e estudantes de cursos de graduação, que atuam ou desejam atuar em logística farmacêutica.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender a legislação sanitária vigente;
    • Implementar Boas Práticas de Armazenagem, Distribuição e Transporte;
    • Promover adequação das estruturas físicas e operacionais;
    • Padronizar procedimentos e realizar controle de segurança e conservação dos produtos;
    • Promover a Gestão eficiente da Armazenagem, Distribuição e Transporte.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Legislação Sanitária Aplicada à Logística Farmacêutica; 16h
    Sistema de Gestão da Qualidade e Boas Práticas de Armazenagem, Distribuição e Transporte de Medicamentos; 16h
    Gestão de Transportes; 16h
    Gestão de Armazenagem e Distribuição; 16h
    Cadeia de Frio e Qualificação Térmica de Embalagens; 12h
    Logística Internacional e Recintos Alfandegados. 12h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    88h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

    Coordenação

    Clayton Gerber Mangini
    Farmacêutico, graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Católica de Santos e Habilitado em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz. Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini da Universidade de São Paulo. MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tecnólogo em Gestão Portuária e em Logística, graduado pela Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista. Membro do Comitê de Logística Farmacêutica da Associação Brasileira de Logística. Membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Membro da Comissão de Estudo de Transporte de Produtos Perigosos (CB-16 ABNT). Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram