Topo Páginas CPG

Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos

O curso tem por objetivo capacitar profissionais para exercer as atividades de desenvolvimento e lançamento de novos produtos, oferecendo informações, conhecimentos e ferramentas essenciais para o exercício de tais atividades.
Partindo de informações das necessidades dos consumidores, o processo detalhado em etapas, abrange a concepção da ideia, evolui para a geração de conceitos, passa pelo processo de desenvolvimento e culmina com o lançamento do produto no mercado. Neste contexto, serão apresentadas ferramentas do pensamento não linear e do Design for Six Sigma para suporte.

Confira o vídeo com o Workshop de Geração de Ideias e Claims

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Telepresencial – Via Internet 30/Junho/2018 e 01, 28 e 29/Julho/2018*

*O encontro presencial ocorrerá no dia 29/07/2018 – Domingo (08h00 às 17h00).

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O atual mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais pluralistas e que conheçam não só sua área de expertise, como também as outras atividades envolvidas nos processos em que atuam. Esta visão holística é ainda mais premente para quem tem como responsabilidade encantar os consumidores, trazendo ao mercado produtos que, reconhecidamente, foram desenvolvidos pensando nele, o consumidor. Não basta conhecer as necessidades do consumidor ou apenas saber como formular um produto, é preciso saber conectar as necessidades com a experiência na formulação e com a melhor forma de comunicação para atingir esses consumidores. O profissional que consiga fazer tal conexão, terá um diferencial no mercado, pois conseguirá enxergar o fluxo de desenvolvimento de produtos e suas implicações, como um todo, sendo capaz de identificar onde poderá contribuir de forma mais relevante.

  • A Quem se Destina

    Profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), de Insights de Marketing e de Consumidor (Consumer & Marketing Insights – CMI), de Marketing e outros que estejam envolvidos no desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Traduzir necessidades dos consumidores em insights e ideias de novos produtos;
    • Desenvolver conceitos a partir de ideias;
    • Definir critérios de priorização de ideias para gestão da inovação;
    • Identificar quais são os requisitos críticos de produtos, tendo por base as necessidades do consumidor e, a partir deles, desenvolver o produto;
    • Desenhar protocolo de estudo para validação do desempenho do produto com o consumidor;
    • Avaliar os riscos inerentes ao processo de desenvolvimento de novos produtos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    O Desenvolvimento de um Novo Produto: Identificação das Necessidades do Consumidor, Tendências, Informações de Mercado e Novas Tecnologias.  4h
    A Identificação de Insights e o Processo de Geração de Ideias  4h
    O Processo de Geração de Ideias e sua Priorização: Aplicação de Ferramentas e a Gestão da Inovação  4h
    Desenvolvimento do Conceito e sua Evolução em Atributos de Produto: Aplicação de Ferramentas do Design for Six Sigma  4h
    A Importância da Prototipagem e a Validação do Desempenho do Produto com o Consumidor 2h
    Comunicação dos Benefícios do Produto: O Desenvolvimento de Alegações (Claims) 2h
    Construção do Plano de Lançamento: As Atividades Durante o Desenvolvimento, Lançamento e Pós-Lançamento do Produto  4h
    Encontro Presencial – Workshop de Geração de Ideias e Alegações (Claims)  8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 32h


    Workshop de Geração de Ideias e Claims

    O workshop para geração de ideias consiste em: a partir de observações das necessidades do consumidor traduzidas em insights, juntar informações de tendências e do mercado, em um processo de divergir para depois, usando ferramentas do pensamento não linear, convergir para a geração de ideias. Essas ideias serão classificadas e priorizadas considerando o interesse do consumidor e os interesses do negócio.

    Segundo o Standard Guide for Sensory Claim Substantiation (ASTM E-1958-12), Claims ou Alegações são informações sobre o produto que evidenciam suas vantagens, atributos sensoriais ou perceptuais ou diferenças em relação a outros produtos para melhorar a sua comercialização.

    O workshop para geração de claims, parte de informações já conhecidas do produto, das necessidades do consumidor, da concorrência e do mercado. Apresentará informações sobre claims de outras categorias e, utilizando ferramentas do pensamento não linear, gera claims e não ideias de produto. Esses claims podem, depois, serem submetidos aos consumidores para uma indicação da relevância..

  • Dias e Horários –  (GMT – 03h00) Brasília

    Turma SP / EAD
    Sábados (09h00 às 18h00).
    Domingos (08h00 às 17h00).

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.

    Docente

    Rosana Rainho das Neves

    Engenheira Química, graduada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica/Escola Superior de Propaganda e Marketing. Especialista em Pesquisa de Mercado pela Georgia University – USA. Possui 32 anos de experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos na Johnson & Johnson.
    Especialista em Conhecimento do Consumidor, Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Proprietária da Balloon of Insights – Insights do Consumidor, Inovação e Desenvolvimento de Produtos. Docente do Instituto Racine.

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.