O curso tem por objetivo capacitar profissionais para atuar no desenvolvimento e lançamento de produtos cosméticos, oferecendo informações, conhecimentos e ferramentas essenciais para o exercício de tais atividades, levando em consideração as necessidades dos consumidores e as oportunidades tecnológicas. O curso aborda desde a concepção da ideia e geração de conceitos, passando pelas diferentes etapas de desenvolvimento até atingir o processo de lançamento do produto no mercado. Neste contexto, serão apresentadas ferramentas do pensamento não linear e do Design Thinking e Design for Quality para suporte às atividades de desenvolvimento de produtos.
Presencial | EAD | Turma | Início das Aulas |
São Paulo (SP) Sede do Instituto Racine |
Via Internet – Telepresencial | 05 | 27/Maio/2021 |
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília | |
Aulas Semanais (Presenciais/Presenciais Transmitidas ao Vivo) | Quintas-Feiras (18h30 às 22h30) |
01 Encontro de Final de Semana (Presencial Obrigatório) | Sábado (09h às 18h) Domingo (08h às 17h) |
Registre o seu interesse Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (internacional)
O atual mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais pluralistas e que conheçam não só sua área de expertise, como também as outras atividades envolvidas nos processos em que atuam. Esta visão holística é ainda mais premente para quem tem como responsabilidade surpreender os consumidores, trazendo ao mercado produtos que, reconhecidamente, foram desenvolvidos pensando nas suas demandas atuais e nas implícitas, mas que ainda não foram exploradas. Não basta conhecer as necessidades do consumidor e saber como formular um produto para atendê-las, é preciso saber conectar estes dois temas com a melhor forma de comunicação. O profissional que consiga atuar desta forma terá um diferencial no mercado de trabalho, pois estará capacitado para ter uma visão ampla e integral do processo de inovação e desenvolvimento de produtos e suas implicações e preparado para contribuir de forma relevante para as empresas.
Profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), de Insights de Marketing e de Consumidor (Consumer & Marketing Insights – CMI), de Marketing e, também, para aqueles que estejam envolvidos no desenvolvimento e lançamento de produtos.
Ao término do curso, o profissional será capaz de:
Programa do Curso | Carga Horária |
Inovação e Sustentabilidade do Negócio. | 4h |
O Processo de Geração de Ideias e sua Priorização. | 4h |
Formação de Times de Projeto Multidisciplinares. | 4h |
O Desenvolvimento de um Novo Produto. | 12h |
Desenvolvimento do Conceito e sua Evolução em Atributos de Produto. | 8h |
Prototipagem e a Validação do Desempenho do Produto com o Consumidor. | 4h |
Comunicação dos Benefícios do Produto. | 2h |
Construção do Plano de Lançamento. | 2h |
Oficina de Lançamento de Novos Produtos: Identificação de Oportunidades; Aplicação de Ferramentas de Inovação; Lançamento e Avaliação Pós-lançamento. | 12h |
CARGA HORÁRIA TOTAL As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso. |
52h |
É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.
Maria Lucila d’Ottaviano Nápole
Engenharia Química, graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina. Atua na área química e cosmética a mais de 30 anos, nas áreas de Tensoativos, Desenvolvimento de Produtos e Processos e Engenharia de Inovação com passagem por empresas como Oxiteno, Yamá e Natura. Atualmente é consultora na área cosmética. Docente e Coordenadora de Cursos do Instituto Racine.
Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.
O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
![]() |
Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso. (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição). |