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Atenção Domiciliar (Home Care)

A Atenção Domiciliar à Saúde é um modelo de pratica que está em expansão em nível mundial e representa um espaço de trabalho diferenciado para atuação dos profissionais de saúde, tanto no âmbito público quanto privado.

O curso tem como objetivo apresentar o conceito e as características específicas da Atenção Domiciliar – Visita, Atendimento e Internação, discutindo as questões éticas e de regulação da atividade, os avanços, desafios e perspectivas desta modalidade de atenção.

Início Imediato*
(6ª Turma) – 48h
Material de Estudo 100% Online com Aulas em Vídeo (Gravadas)**

** O aluno terá 03 meses de acesso ao conteúdo do curso. Tendo iniciado o curso, o prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48h após a confirmação de inscrição. Os conteúdos serão disponibilizados à medida que forem gravados e editados.

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  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O avanço da expectativa de vida da população e a alta prevalência das doenças crônico-degenerativas, exigindo longos períodos de acompanhamento, faz com que a assistência domiciliar, na modalidade de atendimento e internação, represente uma alternativa que possibilita a otimização de leitos hospitalares, a diminuição de custos e a continuidade do tratamento. Por outro lado, não menos importante, a visita domiciliar surge como resposta à necessidade da promoção da saúde e prevenção de doenças, evitando ou retardando a instalação das mesmas. Assim, face à necessidade de uma atenção integral, ações desenvolvidas por equipes interdisciplinares exigem destes profissionais contínuo aprimoramento, seja pela capacitação técnica na área especifica, seja pelo aprendizado imposto pelo desafio do trabalho em equipe, tendo como espaço de atuação o domicílio.

  • A Quem se Destina

    Profissionais da área da saúde tais como: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, farmacêuticos, cirurgiões dentistas, entre outros, que tenham interesse em desenvolver atividades no ambiente domiciliar. É, também, indicado a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Entender os aspectos éticos, legais e conceituais do atendimento domiciliar;
    • Conhecer os recursos materiais e humanos necessários para estruturar o atendimento domiciliar;
    • Compreender a característica dos pacientes e familiares assistidos em domicílio, considerando seus aspectos culturais, religiosos e emocionais;
    • Promover a continuidade e a segurança dos tratamentos do paciente no domicílio;
    • Identificar a importância da utilização de procedimentos operacionais e protocolos clínicos na assistência domiciliar;
    • Compreender o significado de a importância do desenvolvimento de ações de desospitalização;
    • Identificar a importância da promoção e prevenção da saúde na assistência domiciliar;
    • Compreender os aspectos éticos, legais e conceituais da Técnica de Cuidados Paliativos;
    • Adequar sua prática e desenvolvê-la em busca de resultados positivos para os pacientes atendidos em domicílio.
    • Compreender o funcionamento do Programa Ministerial de Atenção Domiciliar “Melhor em Casa”.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Introdução à Atenção Domiciliar: Histórico; Aspectos Éticos e Legais; Conceitos, Definições, Princípios de Elegibilidade e Fluxo de Admissão na Atenção Domiciliar.  5h
    Recursos Empregados na Atenção Domiciliar e Atribuições da Equipe Multidisciplinar: Recursos Humanos e Materiais; Atribuições da Equipe Multidisciplinar; Logística de Alocação de Recursos; O Cuidador.  8h30
    Gestão de Risco em Assistência Domiciliar: Mapeamento de Riscos; Prevenção de Agravos; Elaboração de Indicadores de Desempenho; Elaboração de Processos Operacionais e Protocolos Clínicos. 10h30
    Aspectos e Características do Cliente Assistido no Domicílio: Pacientes Crônicos e Manutenção dos Cuidados; Reabilitação; Desospitalização; Promoção e Prevenção da Saúde.  11h30
    Comunicação e Aspectos Psicossociais: Comunicação Verbal; Comunicação Paraverbal; Técnicas de Entrevista.  3h
    Cuidados Paliativos: Histórico, Definições e Conceitos; Aspectos Éticos e Sociais; Administração de Cuidados; Preparo para uma Boa Morte.  5h30
    O Programa Melhor em Casa: Histórico, Conceitos e Objetivos; Organização, Modalidades e Critérios de Inclusão; Ventilação Mecânica Domiciliar; Fluxo, Recursos e Benefícios; Investimentos e Critérios de Implantação; Cenário no Brasil.  4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 48h
  • Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    12 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    221_2016

    Coordenação

    Soraia Rizzo

    Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de São Paulo e bacharel em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Especialista em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo e possui Curso de Extensão em Geriatria e Gerontologia pela mesma Universidade. Possui 25 anos de experiência profissional, atuando no tratamento de feridas desde 1998. Foi enfermeira da Comissão de Curativos no Hospital Municipal do
    Tatuapé, de julho de 2002 até setembro de 2003; enfermeira da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo de agosto de 2003 até 2012; enfermeira do Programa do Ministério da Saúde de Atenção Domiciliar MELHOR EM CASA e da Área Técnica de Enfermagem da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, de agosto de 2015 até o momento; enfermeira do Grupo Assessor de Controle e Combate a Hanseníase da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no Município de São Paulo, desde 2007 até o momento. É sócia proprietária da Skin Healthy, empresa de atendimento domiciliar especializado em Estomaterapia. Docente do Instituto Racine.

    Rosa Maria Bruno Marcucci

    Enfermeira, graduada pela Escola Paulista de Medicina. Especialista em Enfermagem Cardiovascular pelo Programa de Residência do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Coordenou as áreas técnicas de Assistência Domiciliar, Saúde do Adulto e Saúde da Pessoa Idosa na Coordenadoria Regional de Saúde Sul até 2015. Desde 2016 atua na Assessoria Técnica na Área da Atenção ao Idoso na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Docente no Curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Cruzeiro do Sul, nas disciplinas de Praticas Clínicas de Enfermagem em Saúde do Adulto e Cuidado de Enfermagem Semicríticos e Críticos em Saúde do Adulto. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade Educação a Distância – EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de vídeo aulas, exercícios de fixação do conhecimento, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.