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Lean Six Sigma – Nível: Green Belt

Aplicado a Serviços de Saúde e Indústrias Reguladas pela Vigilância Sanitária – ANVISA

Lean Six Sigma é o resultado da fusão de duas das mais consagradas metodologias do mercado para a melhoria dos processos produtivos e administrativos: o Lean Manufacturing, que busca a redução das perdas e otimização dos fluxos, e o Six Sigma, que busca a redução da variabilidade.

Green Belt é o Título conferido ao profissional que lidera projetos Lean Six Sigma de média complexidade, ou que auxilia Black Belts em projetos de maior complexidade. É, também, um passo fundamental no desenvolvimento da carreira daqueles que ambicionam se tornar um Black Belt no futuro.

Os Green Belts são importantes agentes de mudanças nas empresas. Uma pesquisa realizada recentemente pela ASQ-American Society for Quality constatou que profissionais com a certificação Green Belt alcançam um salário médio 25% maior que profissionais sem essa certificação. As empresas que investem na formação de tais profissionais, e na metodologia Lean Six Sigma, desenvolvem um Sistema de Gestão da Qualidade mais robusto e ao mesmo tempo menos oneroso em comparação com as que não investem. Portanto, o Lean Six Sigma é reconhecidamente um importante aliado das empresas reguladas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Além da Qualidade, essas empresas também desenvolvem melhorias significativas nos demais indicadores de desempenho: Produtividade, Custos, Meio-Ambiente, Saúde e Segurança, Recursos Humanos e Atendimento a Clientes. Assim, O objetivo desse curso é capacitar os participantes na metodologia Lean Six Sigma e suas ferramentas, de tal maneira que consigam aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de projetos: tanto o de certificação, quanto os projetos subsequentes a serem desenvolvidos nas respectivas organizações.

 

EAD Turma Início das Aulas
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  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Na atualidade, as organizações vivenciam um ambiente altamente competitivo e dinâmico, necessitando implementar melhorias sustentáveis. Neste contexto, para implementação de estratégias gerenciais quantitativas, são necessários profissionais com habilidades para liderar e executar projetos de melhoria e otimização de processos, de produtos e serviços, para elevar o grau da qualidade, da atratividade e da lucratividade da organização. Assim, o mercado de trabalho demanda, cada vez mais, profissionais que sejam capazes de compreender a situação atual de seus indicadores para tomar decisões engajando e envolvendo os demais colaboradores da empresa, a partir da análise estatística de dados para mensurar os riscos e promover melhorias contínuas e sustentáveis. O profissional que atinge a certificação de Lean Six Sigma – Nível Green Belt possui, seguramente, um diferencial expressivo que comprova sua capacidade de liderança de projetos complexos e estratégicos.

  • A Quem se Destina

    O curso se destina a profissionais que atuam nas seguintes áreas:

    • Operações Industriais: Produção, Qualidade (Garantia e Controle), Manutenção, Engenharia, Tecnologia, Logística, Qualificação e Validação, Pesquisa e Desenvolvimento, Compras e Vendas, e Saúde, Segurança Ocupacional e Meio Ambiente (Environment, Health and Safety – EHS);
    • Operações Administrativas: Administração e Recursos Humanos, Assuntos Regulatórios e Compliance, Finanças e Contabilidade, Marketing e Propaganda, Tecnologia da Informação;
      Saúde: Hospitais, Empresas de Medicina de Grupo, Centros de Diagnóstico Laboratoriais e por Imagem, Banco de Sangue e Hemocentros, entre outros.
  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional terá conhecimentos sólidos sobre a teoria, a composição e a implementação de uma iniciativa Lean Six Sigma, sendo capaz de:

    • Aprender a utilizar as principais ferramentas de Software de Estatística, por meio de casos práticos e de análises estatísticas complexas;
    • Mapear processos atuais e planejar os potenciais cenários futuros;
    • Desdobrar as necessidades frente aos processos estratégicos da empresa;
    • Identificar oportunidades na rotina de trabalho e as necessidades dos clientes, por meio de ferramentas avançadas de Lean e estatísticas;
    • Liderar a execução de projetos geradores de resultados que contribuam para o aumento da lucratividade e do nível de qualidade dos processos da empresa;
    • Implementar e disseminar melhorias por meio de ferramentas e indicadores-chaves.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Carga Horária
    Introdução ao Lean Six Sigma: Six Sigma e Lean Manufacturing: As Origens; Pilares Conceituais de Lean Six Sigma; Perfil do Profissional Green Belt; Processo de Certificação; Pensamento Crítico; As 5 Fases do Roteiro DMAIC: Definir, Medir, Analisar, Improve (Melhorar), Controlar; A3 do Projeto de Melhoria; Introdução a Hoshin Kanri; Estudo de Caso.
    A Fase “D” Define (Definir): Análise da Voz do Cliente (VOC); Filosofia da Qualidade; Elaboração da Constituição de Projeto (SIPOC, Impacto Empresarial, Escopo, Declaração de Problema e Meta); Alinhamento da Intenção; Cultura de Equipes; Simulação; Estudo de Caso.
    A Fase “M” Measure (Medir): Técnicas de Mapeamento de Processos; Coleta de Dados; Introdução a Conceitos Estatísticos e a Ferramentas Gráficas em Software de Estatística; Variação de Medição; Gráficos de Medição (Histograma, Série Temporal, de Capacidade, Resumo Gráfico); Nível Sigma de Processos; Análise de Participantes; Mapeamento de Patrocínio; Estudo de Caso.
    A Fase “A” Analyze (Analisar): Os 08 Desperdícios de Lean: O modelo 3M do Sistema Toyota de Produção – Muri (Sobrecarga), Mura (Desnivelamento) e Muda (Desperdício); Determinação do Valor Agregado; Tempo Takt (Ritmo de Produção) + Indicadores Chave de Processo Lean; Facilitação do Kaizen de Transformação; Ferramentas de Causa-Raiz (Ishikawa, 5-Por Quês); Gráficos de Análise (Pareto, de Controle, de Capabilidade, Boxplot); Estudo de Caso.
    A Fase “I” Improve (Melhorar): 05 Princípios de um Processo Lean; Técnicas de Mapeamento da Solução; Ferramentas de Avaliação de Soluções; FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos); Introdução a Ferramentas Estatísticas de Melhoria (Correlação, Planejamento de Experimentos – Design of Experiments (DOE), Testes de Hipótese); Ciclos de PDCA; Introdução a Kata de Melhoria; Uso de Pilotos; Gestão de Mudança; Estudo de Caso.
    A Fase “C” Control (Controlar): Boas Práticas para Implementação de Mudanças Sustentáveis; Plano de Controle; Gráfico de Controle; Ferramentas Lean de Controle (Gestão à vista, Trabalho Padronizado, Gestão Visual, Kanban, 5S, À Prova de Erros, Genba); Planos de Comunicação; Estudo de Caso.
    À Prova de Erros, Genba); Planos de Comunicação; Estudo de Caso.
    Projeto de Melhoria (Opcional – Obrigatório para Certificação Green Belt): Orientação e Acompanhamento do Desenvolvimento de Projeto de Melhoria realizado individualmente pelos participantes.
    CARGA HORÁRIA TOTAL (COM REALIZAÇÃO DE PROJETO)
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    64h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.


    Atividades Práticas

    Estudos de Casos e Simulação de Projetos de Melhoria aplicados a diferentes áreas de empresas submetidas à Vigilância Sanitária.

    Realização de Projeto de Melhoria liderado e executado individualmente pelo participante a partir da obtenção e dados reais para obtenção da Certificação Green Belt.

    O aluno que não tiver o Projeto de Melhoria aprovado para a obtenção do Título de Green Belt e tiver cumprido frequência mínima de 75% e tiver sido aprovado em Avaliação de Conhecimento a ser realizada ao final do curso, receberá um Certificado de Participação, porém sem a titulação.


     

    Notebook

    Os alunos deverão trazer notebook pessoal para realização das atividades práticas e para o desenvolvimento do Projeto Individual de Melhoria.

     

  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP) / EAD Periodicidade
    Segundas-Feiras (18h30 às 22h30). Aulas Semanais.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático por meio de vídeo-aulas, exercícios dirigidos, estudos de casos, entre outros. O bom aproveitamento do conteúdo e desempenho após o curso dependerá do empenho do aluno em realizar os exercícios propostos durante a aula, tanto para alunos presenciais quanto para aqueles inscritos na modalidade educação à distância.


    Projeto para Certificação Green Belt

    Para certificar como Green Belt, o participante deve individualmente liderar um projeto de melhoria, aplicando as ferramentas e conceitos da capacitação Lean Six Sigma – Nível Green Belt, e submeter o relatório final do projeto para a avaliação e aprovação do Coordenador do Curso e que deverá ser apresentado pelo participante, presencialmente ou à distância. O projeto deverá focar na melhoria dos indicadores-chaves de um processo indústrial, laboratórial, de negócios ou administrativo com os seguintes critérios:

    • Possuir indicadores mensuráveis;
    • Não existir solução óbvia;
    • Possuir tempo de ciclo curto (máximo de 48 horas);
    • Ter previsão de estar em execução durante o curso;
    • Envolver vários grupos de trabalho ou departamentos;
    • Ter valor mensurável para a empresa.

    O relatório final deverá evidenciar a aplicação correta da maioria das ferramentas e conceitos envolvidos no treinamento de Lean Six Sigma – Nível Green Belt.


    Docente Responsável

    Carlos Firmo da Silva Rover
    Engenheiro Químico, graduado pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Processos Industriais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Especialista em Gestão de Processos Industriais pela Universidade Estadual de Campinas, e também em Automação e Controle Industrial. Black Belt certificado pela American Society for Quality (EUA), e Lean Expert certificado pelo Lean Management Intitut (Alemanha). Possui 21 anos de experiência em Processos Farmacêuticos, atuando como Supervisor de Produção, Engenheiro de Processos, Engenheiro de Validação e Projetos, Gerente de Excelência Industrial e Gerente de Produção em empresas como Hoechst Marion Roussel, Aventis Pharma e Pfizer. Atualmente é Gerente de Engenharia, EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) e Excelência Operacional na Zoetis. Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.