fbpx

Cursos Intensivos

Gestão e Prática Clínica em Consultório de Nutrição

O curso tem como objetivo capacitar o profissional para estruturar um consultório que permita a realização de atendimento nutricional personalizado de forma a contribuir com os indivíduos, no que tange suas necessidades nutricionais e de saúde.
O diferencial deste programa é tratar tanto dos aspectos relacionados à abertura e manutenção do consultório quanto dos aspectos técnicos, com discussão de casos práticos do dia-a-dia do atendimento clínico em nutrição, o que permite que a iniciativa de empreender neste segmento seja feita de forma planejada, resolutiva e sustentável ao longo do tempo.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 03 19/Abril/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Terças-Feiras (18h30 às 22h30)

Registre o Seu Interesse Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O mercado de trabalho do nutricionista clínico é extremamente amplo e os profissionais podem exercer suas atividades em consultórios, atendendo aos mais diversos perfis de pacientes, desde aqueles com presença de enfermidades até aqueles que objetivam adquirir ou manter hábitos alimentares saudáveis.
    A demanda por orientação alimentar tem crescido significativamente nos últimos anos, face ao diagnóstico precoce das doenças crônicas e ao reconhecimento da influência da alimentação sobre sua evolução. Assim, é absolutamente necessário ao nutricionista, que atua ou pretenda atuar na área clínica em consultório, preparar-se para analisar a condição nutricional do paciente, identificar suas necessidades e comprometimentos em termos de nutrientes, com base em sua condição de saúde e faixa etária, conhecer os principais transtornos alimentares que acometem a população e como manejá-los, além de agregar a estes conhecimentos uma visão de gestão de consultórios, de forma a viabilizar o empreendimento realizado e proporcionar atendimento de qualidade em larga escala à população.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas que atuam ou pretendam iniciar atuação na área clínica em consultório. Indicado, também, para docentes e estudantes de graduação em nutrição.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer os procedimentos necessários para a abertura, montagem e operacionalização de consultórios de nutrição;
    • Conhecer estratégias de marketing pessoal e profissional para captação e manutenção de clientes;
    • Reconhecer as principais enfermidades relacionadas com questões de ordem nutricional apresentadas pelos pacientes que procuram atendimento com nutricionista em consultório, bem como o tratamento nutricional recomendado para cada situação;
    • Aplicar o aconselhamento dietético a partir da identificação das melhores práticas levando em consideração as características individuais do paciente atendido;
    • Aplicar os conhecimentos de gastronomia como estratégias adicionais para atender aos objetivos da terapia nutricional;
    • Atuar em consultórios, aplicando as principais ferramentas para o atendimento clínico-nutricional personalizado.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Gestão de Consultórios. 8h
    Atendimento Nutricional e Comportamento Humano. 4h
    Avaliação Nutricional: Dietética, Antropométrica e de Exames Laboratoriais. 16h
    Atendimento Nutricional em Saúde da Mulher. 4h
    Atendimento Nutricional em Geriatria e na Infância e Adolescência. 8h
    Atendimento Nutricional para a Síndrome Metabólica. 8h
    Atendimento Nutricional na Obesidade. 8h
    Atendimento Nutricional a Pacientes com Intolerâncias e Alergias Alimentares. 4h
    Atendimento Nutricional nos Transtornos Alimentares. 8h
    Nutrição no Esporte e Exercício Físico. 8h
    Educação Nutricional. 4h
    Gastronomia como Ferramenta para a Prática Clínica. 4h
    Alimentos Funcionais. 4h
    Utilização de Chás Medicinais na Prática Clínica. 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    96h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Natália Leonetti Couto Lazzari
    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciência na Área de Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Participou, de setembro de 2007 a julho de 2008, do Estudo Multi Institucional das Leucemias Infantis da Divisão de Medicina Experimental do Instituto Nacional do Câncer. Possui 10 anos de experiência em Nutrição Oncológica no AC Camargo Câncer Center, tendo atuado como Preceptora de Nutricionistas no Programa de Residência Multiprofissional, Supervisora de Estágios de Graduação da Área Clinica, Coordenação de Curso de Extensão em Nutrição Oncológica e Atendimento Ambulatorial e na Internação. Atualmente exerce atividades de Consultoria e em Consultório de Nutrição. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

    Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury

    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram