Topo Páginas CPG

Gastronomia Hospitalar

O Curso Intensivo em Gastronomia Hospitalar do Instituto Racine tem como objetivo apresentar conceitos, evolução histórica, tendências e aspectos práticos da gastronomia hospitalar, com aplicabilidade em diferentes situações clínicas.

A gastronomia hospitalar / clínica pode ser considerada a ‘arte’ de integrar a patologia do paciente com uma dieta individualizada junto a técnicas culinárias e gastronômicas, de uma forma interativa com o processo de escolha, tornando assim prazeroso o momento da alimentação.

Para tanto, é necessário e imprescindível que o nutricionista utilize e aplique os conhecimentos da nutrição na área clínica considerando a técnica dietética e recursos disponíveis.

Portanto, a gastronomia tem dois objetivos principais:

  • Adequação da dieta, considerando a patologia, as aversões alimentares e os hábitos regionais.
  • Valorização das preparações com ingredientes e técnicas dietéticas eficazes

Desta forma, há necessidade de se discutir e avaliar os inúmeros aspectos relacionados à prática da gastronomia hospitalar / clínica por conta das inter-relações durante a operacionalização do serviço e sua prática.

O diferencial deste curso é trazer de maneira prática, atividades que possam ser desenvolvidas em um Serviço de Alimentação dentro do hospital a fim de oferecer um serviço de qualidade, inovador e de respeito.

Presencial Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Aguarde

.

Registre seu Interesse

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A atualização técnico-científica se faz necessária em qualquer área, na nutrição este aspecto não é diferente. Trabalhar em hospital, hoje em dia, não é apenas adequar o cardápio do local à patologias específicas, e sim, levar uma alimentação cada vez mais prazerosa, contribuindo para, não apenas adequação nutricional, mas também com o prognóstico do paciente, de maneira que ele se sinta confortável e com rápida recuperação.

  • A Quem se Destina

    Profissionais com graduação completa em nutrição ou em andamento, que atuam ou desejam atuar na área de atendimento nutricional, hospitais, gastronomia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o especialista será capaz de:

    • Reconhecer os principais aspectos relacionados ao planejamento e prática da gastronomia hospitalar e clínica.
    • Adequar a forma de preparo dos alimentos da dieta às necessidades fisiopatológicas.
    • Modificar os alimentos por meio de processos culinários a fim de facilitar a digestão.
    • Selecionar os melhores métodos de preparo de alimentos para conservação máxima do seu valor nutritivo.
    • Apresentar o alimento de forma que desperte todos os sentidos, não apenas o paladar, pois cada alimento possui suas características sensoriais (aparência, cor, odor, sabor, consistência ou textura).
    • Preparar e organizar o espaço físico, materiais, equipamentos e utensílios; planejar cardápios e capacitar o pessoal selecionado para o trabalho.
    • Escolher as técnicas a serem empregadas no preparo de alimentos considerando os custos e os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis.
    • Conhecer os processos necessários para a implantação do serviço de gastronomia em um hospital
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Aulas Teóricas 36h
    História e Evolução da Alimentação e Nutrição 08h
    Gastronomia Hospitalar e Nutrição Clínica: Oncologia / Pediatria / Geriatria / Cardiovascular 28h
    Aulas Práticas 60h
    Dietas de Rotina / Fichas Técnicas / Aula Sensorial / Manual de Dietas / Apresentação da Cozinha 12h
    Oncologia 4h
    Pediatria 4h
    Geriatria 4h
    Cardiovascular 8h
    Suplementação 8h
    Sobremesas 8h
    Gestão do Serviço. Treinamentos,
    Recursos, Liderança
    8h
    Implantação 4h
    Carga horária 96h
  • Coordenação

    Viviane do Lago Nakazato

    Nutricionista, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Experiência com atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando avaliação antropométrica, dietética e de exames complementares, com objetivo de personalizar e adequar da melhor maneira o tratamento nutricional. Atuação em escolas de educação infantil realizando controle higiênico das operações de cozinha, elaboração de manual de boas práticas e POP’s, além do acompanhamento e orientação nutricional dos alunos. Coordenadora e docente do Instituto Racine.


    Atividades Práticas

    O curso proporciona atividade de 60h de atividades práticas. Estas aulas são desenvolvidas no Hospital Samaritano.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.