fbpx

Topo Páginas CPG

Farmacotécnica Homeopática

O curso tem por objetivo capacitar farmacêuticos para o exercício das atividades relacionadas à aplicação dos conceitos das Boas Práticas de Fabricação e de Controle de Qualidade de Formas Farmacêuticas utilizadas em homeopatia, de acordo com a legislação vigente.

Presencial Semipresencial Turma Início das Aulas
06 meses presenciais + aulas gravadas 02 meses presenciais

04 meses à distância (aulas ao vivo + gravadas)

Vagas Remanescentes

 

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Embora a farmacotécnica homeopática seja relativamente simples, o farmacêutico do segmento magistral homeopático necessita ampliar seus conhecimentos de forma consistente acerca da manipulação desses produtos a qual requer habilidade e capacitação específica para sua realização, pois como é do conhecimento de muitos, os medicamentos homeopáticos são ultra diluídos e a garantia da qualidade do produto final implica no uso de ferramentas de controle em processo.

    Em um mercado de trabalho altamente competitivo, os profissionais que dedicarem atenção à sua formação, desenvolvendo competências que possam melhor qualifica-los na área da homeopatia, serão aqueles que farão a diferença nos locais em que atuam.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos que necessitam aprimorar conhecimentos relacionados à manipulação de medicamentos homeopáticos. Indicado, também, para docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer as diversas Farmacopeias e os Códigos Oficiais e Oficializados;
    • Compreender os conceitos e dominar a técnica de preparo das formas farmacêuticas utilizadas em homeopatia;
    • Executar os procedimentos de especificação, seleção, aquisição e inspeção de recebimento de insumos inertes, insumos ativos e embalagens utilizadas na manipulação de produtos homeopáticos;
    • Elaborar e implementar programa de qualificação de fornecedores de insumos homeopáticos;
    • Executar as análises de controle de qualidade de insumos e de produtos homeopáticos manipulados, previstas nas normas técnicas e legislações vigentes;
    • Aplicar a legislação e os valores éticos na atuação em farmácia homeopática.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    O Medicamento Homeopático. 2h
    Farmacopeias Homeopáticas e Códigos Oficiais e Oficializados. 2h
    Insumos Inertes. 12h
    Métodos e Escalas. 4h
    Preparação da Forma Farmacêutica Básica (Teorico-Prática). 12h
    Preparação das Formas Farmacêuticas de Uso Interno e Externo (Teórico-Prática). 20h
    Bioterápicos. 4h
    Conceitos e Fundamentos para Controle de Qualidade. 12h
    Boas Práticas de Especificação. 4h
    Regras de Biossegurança Aplicáveis ao Controle de Qualidade de Produtos Homeopáticos. 4h
    Gerenciamento de Resíduos. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 80h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.


    Atividades Práticas

    Nas aulas práticas em laboratório didático, além do aprendizado da farmacotécnica das diferentes formas farmacêuticas, escalas e métodos usados em homeopatia, os alunos terão a chance de avaliar um grande número prescrições homeopáticas e discutir as decisões técnicas mais assertivas em cada caso.

  • Dias e Horários

    Periodicidade
    Aulas Semanais (Presenciais/Presenciais Transmitidas ao Vivo): Quartas-Feiras (18h30 às 22h30).
    Encontros aos Finais de Semana (Presenciais não Transmitidos ao vivo): Sexta-Feira (18h30 às 22h30);
    Sábado (09h às18h) e Domingo (08h às 17h). Dois Finais de Semana distribuídos ao longo do curso.

     


    Coordenação

    Márcia de Cássia Silva Borges
    Farmacêutica, graduada pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson. Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de São Paulo. Proprietária de Farmácia Homeopática por 16 anos. Desde 2005 atua como Consultora em Gestão da Qualidade em Farmácias Homeopáticas e Magistrais. Consultora Ad Hoc da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais. Coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia. Ministrante de aulas e palestras na área magistral e Homeopática. Diretora Secretária da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas. Coordenadora de Curso e Docente do Instituto Racine.


Facebook
LinkedIn
Instagram